O maestro dos video games

A maioria das pessoas não ouviram de Koji Kondo, mas provavelmente já ouviram sua música. Estranho, não? Os ritmos do tema de Super Mario Bros., um dos videogames mais bem-sucedidos de todos os tempos com mais de 40 milhões de cópias vendidas, foram o primeiro projeto solo do sr. Kondo na Nintendo há mais de vinte anos. Desde então, o tema se espalhou por divinos arranjos orquestrais e toques de celulares, e foi tocado de todas as maneiras possíveis (incluindo com eletricidade). Agora o trabalho de Koji está voltando à tona com Wii Music, que traz muitos toques produzidos por ele, agora o cabeça do departamento de som da Nintendo.

O famoso trabalho do sr. Kondo foi um padrão na música dos videogames. O tema do Mario "tinha musicalidade. Não era somente efeitos sonoros. Ele mudava humores", diz Marty O'Donnell, diretor de áudio e parceiro em Bungie Studios, feitor da franquia Halo.

Nascido em Nagoya, Japão, Koji Kondo, 47 anos, cresceu escutando o pianista de jazz Herbie Hancock e ao compositor da música do filme "The Pink Panther", Henry Mancini. Ou seja, cresceu com os melhores. Ele ficou particularmente interessado no trabalho de Sadao Watanabe, um saxofonista japonês que tocava músicas latinas e jazz. Buscando um lugar para estudar música, Koji se juntou ao time da Nintendo em 1984 como compositor de efeitos sonoros, um ano depois da companhia começar a vender o NES, conhecido por aqui como o famoso Nintendinho. Quase que imediatamente, Koji Kondo foi lançado no projeto Super Mario Bros. por um produtor legal chamado Shigeru. Alguns anos antes, Shigeru Miyamoto havia projetado sucedidamente Donkey Kong e estava trabalhando numa seqüência. "Quando comecei na Nintendo, não havia muitas pessoas que conheciam sobre música", diz Shiggy, que agora - você sabe - é o papai da grande N.

Koji Kondo compôs muitas variantes do tema de Super Mario Bros., com Miyamoto fazendo a decisão final. "Com Super Mario Brothers, um jogo no qual Mario contentemente pula pelo ambiente colorido, eu queria compôr músicas e sons que reproduzissem aquela atmosfera", diz o sr. Kondo. Desde então, ele foi responsável pelas músicas de dúzias de jogos, incluindo o popular Legend of Zelda, Super Smash Bros., e Super Mario Galaxy. Isso fez do sr. Kondo uma celebridade no mundo dos videogames, da música, e da arte. Orquestras como Play! e Video Games Live, que fazem tour pelo mundo todo com músicas de jogos, também tocam as músicas de Koji Kondo.

A posição de Koji Kondo na Nintendo severamente costrasta com os procedimentos de criação de trilhas sonoras de muitos outros grandes títulos. Normalmente, os estúdios contratam alguém de fora como um compositor que muitas vezes cria o acompanhamento do plano de fundo mas não trabalha de acordo com o time de desenvolvimento. Parte da graça dos trabalhos de Koji é como ele interage com o que está na tela. Na série Super Mario Bros., por exemplo, a música vai mudar quando o personagem faz certos movimentos. Quando o jogador está ficando sem tempo, a velocidade da canção aumenta e em Super Mario World, um toque de percussão é adicionado às notas do acompanhamento de fundo quando Mario monta em um Yoshi. São fatores considerados como revolucionários pelos mestres sonoros.

Em Wii Music, o sr. Kondo foi um supervisor geral. "Como esta foi a minha primeira experiência desenvolvendo um jogo de música, eu pude estudar muito e me envolvi em mais aspectos em fazer jogos do que antes, tais como o design do jogo e coisas seqüenciais". Diferente de Rock Band ou a série Dance Dance Revolution, onde os jogadores apertam botões em sincronia com a música, Wii Music permite a criação de música. Os jogadores escolhem um instrumento e utilizam o Wii remote de maneira adequada em seus próprios ritmos, para criar o acompanhamento.

Koji Kondo ficou surpreso ao saber que o tema que criou se tornou tão popular. A Nintendo of America só disse a ele no verão do ano passado sobre o tema ser o ringtone de celular mais usado de todos os tempos. "Era simplesmente impensável que a música de um jogo seria tratada como é hoje em dia".

Traduzido de The Wall Street, por Jamin Brophy-Warren
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem