Dr. Mario pensa nos cuidados gerais de saúde - e desmascara mitos

Por quase duas décadas, eu tenho sido um médico residente do Mushroom Kingdom Hospital, na Divisão de Investigação de Viroses. Pacientes dependem das minhas Megavitaminas para erradicar um fluxo aparentemente interminável de terríveis vírus. Sob o microscópio, os vírus parecem multicoloridos, com luvas e botas. Às vezes, eles parecem ter rostos demoníacos. Nos meus pesadelos, eles riem de mim.

No outro dia, Enfermeira Toadstool e eu conversamos na sala durante a pausa. Ela parecia triste. Ela mencionou que um Goomba foi dispensado porque o seu seguro de saúde não rendia moedas de ouro suficiente para o tratamento. Depois percebi a razão do mesmo vírus continuar a aparecer de novo e de novo. Cada vez que afastarmos um paciente por razões financeiras, não só negamos assistência às mais pobres criaturas, que muitas vezes a mais necessitam, mas nós estamos colocando a doença de volta ao mundo, onde continua a alastrar. Além disso, os pacientes que fazem tratamento ficam presos pelos meus medicamentos caros. O sistema de cuidados de saúde do Reino do Cogumelo tornou-se um doente e viciante jogo.

Será que estamos sob um dos feitiços de Bowser? Uma necessidade humana básica como cuidados de saúde não deve ser monetizada. Mesmo os nossos dinossauros e cogumelos humanóides merecem uma cobertura saudável que gera mais pontos e 1-ups, aumentando as chances de jogabilidade de longo prazo para todos. Claramente, um plano de saúde que pensa no futuro, como visto em outros sistemas de jogo, alguns dos quais gostaria de indicar a seguir, é a escolha certa. Contudo mesmo Princesa Peach está desinformada sobre o assunto. Por quê? Sou eu, Dr. Mario. Alimentado pelo meu próprio auto-interesse, prescrevi minha medicação, escrevi artigos para promovê-la em publicações respeitáveis, e as joguei às mãos gananciosas das HMOs. Aqui estão alguns dos mitos que vergonhosamente propaguei.

MITO UM

O Reino do Cogumelo tem o melhor centro de saúde de qualquer mundo dos jogos


Considere o hostil planeta Zebes, o qual a mulher guerreira Samus tem libertado há muitos anos. Os vírus Metroid nativos deste planeta são tão vis quanto diversos. Entre os vírus catalogados estão Side Hoppers, Geegas, e Gerutas geradoras de fogo. Mas Zebes, um planeta maior do que o Reino do Cogumelo, já reformou o seu sistema de saúde. A ajuda gratuita vem na forma de estátuas Chozo. Existe um período de espera para receber esta ajuda? Sim, e muitas vezes alguém precisa atirar um foguete em uma porta vermelha apenas para receber tratamento. É um pequeno incômodo considerando que você pode ter uma órbita de energia que concede vida plena. Nem mesmo minhas Megavitaminas podem realizar esse pedido.

MITO DOIS

Saúde universal nos custaria muitas moedas de ouro


No meu hospital, o custo real é quando o jogo acaba. Ninguém quer jogar a parte da burocracia do Dr. Mario, ainda que seja com o que mais devo me ocupar após ter matado todos os vírus. Um estudo realizado na Nintendo Mensal estima que nossos custos administrativos são três vezes mais elevados do que os mais eficientes no mundo (ou seja, World of Warcraft, Fallout, e SimCity). O único sistema de multi-pagador cuidaria destas despesas gerais.

MITO TRÊS

Um plano governamental parece muito com o que o Bowser deseja


O rei de todos os Koopas adoraria tomar cada hospital no Reino do Cogumelo, para usá-los para extrair o DNA da Peach ou criar um traje hediondo que se parecesse comigo para enganar a princesa. Proponho que criemos um comité de supervisão, que residirio na Star World, um lugar ligado a todas as nossas terras. Suas ações seriam filmadas por uma dessas criaturas Lakitu, os Koopas às vezes benevolentes que voam em nuvens. Este comitê deverá velar sobre os fornecedores. Ela veria que Megavitaminas seriam distribuídas gratuitamente. Finalmente, isso iria alcançar novas inovações de saúde, tais como os poderes dos raros Super Cogumelos.

Felizmente, apresentei fatos suficientes para explodir esses mitos comuns. O tempo está se esgotando, e estamos longe de um ponto de inspeção. Todas as franquias principais de video games exceto o Reino do Cogumelo têm um sistema que garante a saúde de seus cidadãos. Deve ser uma grande preocupação de que a capacidade em Super Mario Galaxy é adquirida através da coleção de moedas de ouro. Temos de ter Megavitaminas de graça, e um acesso mais fácil às recargas, e maneiras menos consumidoras de tempo para derrotar o vírus. Se ficarmos saudáveis, podemos nos aventurar mais. E uma vez que manter-se saudável é o benefício universal definitivo de cuidados de saúde, eu gosto de dar mais do meu dinheiro aos impostos ao governo. Não precisamos de códigos.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem