ElectricGecko: Revolução dos jogos, Mario Zumbi, Boos mortos e a diferença entre cogumelos

Eu conversava com ElectricGecko, um amigo do deviantART o qual adicionei pelo simples fato de ser um jogador respeitável, absolutamente racional quanto aos video games, história, personagens e companhias (e por ele fazer fanartes legais de Metroid). Alguns diálogos ultrapassam o nível do "interessante" e entram na categoria "fantástico". Confira uns trechos da conversa traduzida para vocês logo abaixo:

ElectricGecko: Ah, Mario 64. Eu fiquei preso no mundo de Mario 64 quando meu filhou ficou obcecado por Mario (ele ainda é) e amou assistir o jogo. Então eu o joguei, e joguei e joguei, de trás pra frente, 120 estrelas quatro vezes, então cada slot no jogo estava completo. Hey, e eu ainda estou jogando. Agora ISSO é o testamento de um ótimo jogo.

JardimStudios: Incrível, cara! Isso é demais! Então você encontrou Yoshi e tudo o mais? Posso perguntar quantos anos você tem?

ElectricGecko: Eu tenho 30. Meu filho atualmente tem dois anos e meio, e foi há mais ou menos um ano que ele estava REALMENTE obcecado por Mario 64. Agora ele quer assistir Super Mario Sunshine porque o Yoshi pode espirrar suco randomicamente nos transeuntes. Ele gosta dessa parte. Mas eu me lembro quando M64 apareceu pela primeira vez. EXPLODIU A MINHA MENTE. Nós veteranos não podemos explicar o quão revolucionárias foram as primeiras olhadelas no jogo.

JardimStudios: Hahaha aww isso é bacana demais! Uau! Eu posso imaginar o quanto isso foi incrível. Eu tinha uns seis ou sete anos quando aconteceu... Mario se torna 3-D. É maravilhoso se pensar bem. Acho que foi mais ou menos assim com Super Mario Bros. Quer dizer, o primeiro ou segundo jogo de rolagem lateral? Aposto que foi fantasticamente assustador.

ElectricGecko: É, quando eu vi Super Mario Bros. pela primeira vez (vindo de um Atari 2600), eu fiquei estupefato com os canos. Todas aquelas listras refletivas... eu ficava tipo, "uau. Esses canos parecem REAIS, CARA." Eles não pareciam, claro, mas eu estava acostumado com grandes remendos quadrados coloridos que se pareciam com NADA. Rolagens laterais eram de dobrar a mente. A coisa que mais me impressionou naquela era foi ver Teenage Mutant Ninja Turtles no arcade. Meu DEUS. ISSO FALAVA!!! PARECIA UM DESENHO ANIMADO!!! Agora ISSO é uma revolução.

No dia 4 de março fiz uma foto-manipulação de uma screenshot que tirei do jogo Super Mario 64. É o que estou jogando atualmente, e o que mais prevaleceu nos diálogos com ElectricGecko. A descrição da imagem na minha galeria acabou ficando um tanto quanto profunda:

É só uma screenshot de Super Mario 64. É como me sinto sobre meu amor. Ela está tão distante de mim agora. Mas eu posso vê-la em todos os lugares. Ela está nas paredes, na cama, jantando comigo, jogando Tetris no meu computador, andando pela minha casa, vivendo no meu coração. Tão perto... e tão distante.
ElectricGecko: Uma vez que derrotar Bowser, tudo vai ficar bem novamente. Acredite em mim. Eu joguei esse jogo muitas vezes antes.

JardimStudios: Eu entendo. Muito obrigado, amigo. Você costumava morrer muito?

ElectricGecko: Nah. Eu nunca morro no Mario. Eu só continuo indo, como um zumbi (o que me lembra, você já voou como um Mario morto-vivo na terra de areia? Com o canhão? Se você não faz idéia do que eu esteja falando, eu posso explicar o glitch. É meio estranho...)

JardimStudios: Como um zumbi? É um código ou alguma coisa? Sim, eu sei como fazer o glitch! É horrivelmente complicado. Você precisa da Wing Cap, e um Bob-Omb para explodir em você enquanto você está na frente de um canhão... não é? Comentário randômico: a mansão dos Boos é DEMAIS.

ElectricGecko: Pegue a Wing Cap e vá para o canhão em Desert Land, então o mire o mais alto que puder. Então vire o mais para a esquerda que puder. Você vai atirar, acertar a fronteira da fase, cair no canhão de novo e perder energia. Repita o procedimento até que Mario não tenha vida. Mas porque você vai estar dentro do canhão, você AINDA PODE JOGAR. Agora atire e voe por aí. Embora você não tenha vida, Mario ainda está 'vivo'. Você pode pegar moedas, mas elas não restauram sua vida. Você vai voar através as estrelas se tentar pegá-las. É um ótimo glitch pra impressionar seus amigos. Eu nunca gostei da mansão dos Boo's. Meu favorito é... eu não sei. É difícil dizer. Talvez Tall, Tall Mountain? Talvez Tick Tock Clock? Há tantos bons pra escolher.

JardimStudios: Eu não consigo controlar a maldita Wing Cap! É isso aí! Eu já vi fazerem esse glitch em Bob-Omb Battlefield, pareceu fácil. E no final, Mario vai aterrisar e morrer. É, isso é bem impressivo, devo dizer. Ah, eu tenho acrofobia. Odeio esses estágios onde você pode cair eternamente. Me sinto bem matando Boos. Apesar de que "fantasmas... não... morrem!" LOL eu sempre pensei nisso, pra onde eles vão quando mortos? Para um purgatório?

ElectricGecko: Boos apenas tornam sua existência em dinheiro sólido e gélido, e Mario absorve o dinheiro com a energia vital deles para dentro de sua própria existência. Acho que o processo é bem simples.

JardimStudios: Yay uma resposta incrível! Se pode responder isso, é capaz de responder outra: a avó de Peach (Grandma's Toadstool), é vista como um Toad em Super Mario RPG. Isso significa que Peach não é 100% humana? Ou Grandma Toadstool como um Toad não é mesmo sua avó?

ElectricGecko: Nos jogos originais do Mario (NES), ela é somente Princess Toadstool. Isso significa (pra mim) que há um elemento fungal na existência dela. Eu entrei em debate na minha turma com alguns dos nerds que sentam no fundo. Eles estavam discutindo se cogumelos power-ups deviam ser chamados de mushrooms ou toadstools. Eu expliquei que, por definição, toadstools não são comestíveis. Assim, Toad e Princess Toadstool propriamente merecem seus títulos, porque não são digeridos (ou consumidos ou absorvidos) dentro do curso do jogo. Cogumelos power-ups são consumidos, e assim propriamente qualificados como mushrooms. Eu não tenho certeza se toda essa dicotomia entre mushroom/toadstool é traduzida ou não ao Português. Eu falo coisas estranhas nas minhas aulas de vez em quando.

Em breve, mais histórias desse professor de inglês conceituado (pelo menos em jogos!). Hooray!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem