Nome completo e idade do Mario!!

De reino pra reino, pergunta enviada por Maha, que mora no reino de Bahrain, situado no Golfo Arábico. Qual é o nome completo do Mario? E quantos anos ele tem?

Nome completo
Pra isso, vamos dar um rolê nos arquivos secretos do Reino do Cogumelo. Em 1981, Mario nem era conhecido como Mario - e sim, como Jumpman, o "homem do pulo". Com o passar do tempo e o aumento de popularidade, os criadores pensaram num nome para aquele encanador bigodudo de macacão e boina. Então, um funcionário do escritório da Nintendo of America apontou a semelhança do personagem com Mario Segali, o senhorio italiano da Nintendo na época. De acordo com uma lenda popular, essa conexão foi feita quando um Segali furioso apareceu numa reunião para cobrar aluguel. O propósito da reunião era justo encontrar um novo nome pra Jumpman!

Mas fora a história da criação no mundo real e adentrando o Mundo do Cogumelo, o nome completo de Mario é Mario Mario. Isso mesmo, eu não estou chapado de cogumelos. Nem os criadores do Mario. Na verdade, isso faz sentido absoluto. O filme Super Mario Bros. confirma que Mario se chama Mario Mario, e Luigi se chama Luigi Mario. Essa foi uma válvula de escape para uma das melhores piadas do filme:

-Nome.
-Mario.
-Sobrenome.
-Mario.
-E você?
-Luigi.
-Luigi Luigi?
-Não, Luigi Mario.
-Okay, quantos Mario existem entre os dois?
-Três. Mario Mario e Luigi Mario.

O sobrenome Mario parece se aplicar em todas as continuidades na série, já que Mario e Luigi são chamados de "Mario Bros.". Mas a caixa do DVD de Super Mario Bros. Super Show "Mario's Movie Madness" descreve Mario como Mario Skywalker quando se refere ao episódio Star Koopa. Mas não leve a sério.

Idade
Qual a idade do Mario? Depois de muita pesquisa atrás de algo que não seja mera teoria, encontrei a história Mario vs. Wario, um gibi visto na edição #44 da Nintendo Power e mais tarde impresso na graphic novel Super Mario Adventures. Lá, Wario manda uma carta a Mario convidando-o para uma festa. Os quadrinhos mostram Mario se lembrando de quando conheceu Wario pela primeira vez. Ele e Wario parecem ter uns 5 ou 6 anos de idade; Mario então diz "faz quase 20 anos". Fica implícito que a idade do Mario é de aproximadamente 25 anos. Wario também tem a mesma idade. Clique para ampliar e conferir:

Obrigado a Maha pelas perguntas brilhantes!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

6 Comentários

  1. Estou adorando o blog. Bom encontrar na net um portal dedicado ao mundo do Mario.
    Em relçõ oaaa Mario ter aproximadamente 25 anos...Não boto fé...Sim pelo gibi essa é a idéia que o gibi dá. Mas o Mario me parece mais alguém de 30 ou mais. Seu físico e principalmente o bigode indicam isso. O bogode geralmente é muito utilizado por homens de mais idade e a barriguinha do Mario não me engana.... Eu já havia pensado nele como alguém de 33 anos.

    VLW!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado... Wario e Mario eram amigos... Que mistureba...

    ResponderExcluir
  3. ate que faz sentido!como sabemos os primeiros jogos do mario se chamava 'super mario bros' que significa 'super irmãos mario',da pra ver que mario e o sobrenome,e a idade tambem faz sentido,por que em 'mario RPG:legend of seven star',quando frogfucius diz que a peach estava perto mario fica contente,dai ele diz a mario:''calma meu JOVEM,tudo ao seu tempo,a idade de um jovem é entre os 15 e 24,da pra ver que ta bem perto disso.

    ResponderExcluir
  4. Será mesmo que Mario tem 25? pois ele enfrentou DK, hoje em dia o DK original já é velho, e teve um filho que já é adulto.

    ResponderExcluir
  5. Talves Para Saber a Idade do Mario Só Pegar o Ano que os jogos do Mario começaram...tipo eu Acho que ele tem por volta de 35 Anos

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem