L is real 2401

O nosso leitor Léo-San enviou uma das melhores e mais intrigantes perguntas para a nossa Central de Dúvidas. Em certo ponto de Super Mario 64, como pode ver acima, talhada em frente à estrela eterna, a frase "L is Real 2041". Eu sei que significa alguma coisa. Tem que significar. E nós encontramos.

Assim como todo jogo extremamente popular, especulações e glitches pipocam e se espalham rapidamente logo após seu lançamento. O rumor mais comum é que o irmão de Mario, Luigi, fosse um personagem secreto no jogo, mas isso não é verdade. Esse mesmo texto reaparece em The Legend of Zelda: Ocarina of Time em uma placa na caverna de Dodongo. A Nintendo persistentemente negou a aparição de Luigi e nunca comentou o significado de "L is real 2401", exceto na edição de 1º de Abril da Nintendo Power. Aqui, a seção "April News Briefs" dizia que a frase talhada na pedra seria discutida na página 128... mas a revista só tinha 106 páginas. Ô beleza, hein? Pra não ficar completamente indignado, vale lembrar que foi extremamente criativo.

Apesar de Luigi não estar no jogo, todos sabemos que ele ESTÁ em Paper Mario, o último jogo do Mario pra Nintendo 64. Então, se analisarmos bem, o sinal significa: Luigi is real in (Paper Mario) 2401, ou "Luigi existe em 2401". Os números provavelmente representam a data de lançamento de Paper Mario, 4 de fevereiro de 2001:
2: O mês 2, fevereiro (os meses vêm antes dos dias em inglês).
4: O dia 4 de fevereiro.
01: O ano de 2001.
Não se sabe se isto é oficial, visto que Paper Mario foi lançado no dia 5 de fevereiro de 2001 ao invés de 4, mas com a diferença mínima de somente um dia, e por essa ser a melhor teoria de todas, é a mais viável de um ponto de vista conspirativo. Eu vou acreditar que seja somente um padrão de placa do Nintendo 64, o que explica o porquê de ter sido usado novamente em The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Alguns dizem que se pode ler "Eternal Star"; isso faria até mais sentido, visto que uma estrela de pedra de fato é eterna. Confira mais significados suspeitos:

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

36 Comentários

  1. Obrigado por responder! Agora sim entendo o significado dessa frase...



    P.S: Eu cheguei a dar 2401 voltas ao redor da estátua...


    P.S²: Após dar as 2401 voltas, a placa mudou a escrita(mas não consegui ler) '-'

    ResponderExcluir
  2. 2401 VOLTAS? OMG!
    Ah cara, sobre isso, além do que está escrito na matéria, pode ser que não esteja escrito nada, e que seja somente um padrãozinho de escrita pixelada. Isso explica porque ele aparece em Zelda: Ocarina of Time.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca reparei o que estava escrito ae , num sei se é porque meu cartucho é Japa ... depois vou confirir.

    ResponderExcluir
  4. L is real (Luigi é real) e 2401 é o número exato de moedas contidas no jogo.

    Tendo em mãos o Toad's Tool e o M64 rom extender o luigi é jogável.

    Tutorial aqui: http://mario64br.blogspot.com/

    Mais uma teoria:
    Luigi ia ser um persongem destravável, com uma chave que o big boo guardava, em vez de uma estrela.

    ResponderExcluir
  5. na minha opinião, está escrito apenas "Eternal Star" na resolução possivel no Nintendo 64. tudo isso de L is real é tudo viagem!

    ResponderExcluir
  6. tenho uma,pensen bem L is Real 2401...Luigi e jogael em...se tirarmos o 1 e colocarmos o 4 no lugar dele fica 2004...então luigi é jogavel em 2004(que é um lançamento de um certo jogo

    ResponderExcluir
  7. MEEEDO MUITO MEEDO
    PENSEM ASSIM
    a nintendo deixa 1 ou mais easters eggs em seus jogos, talvez o mario seja o luigi disfarçado de mario por causa do boo com a chave!
    entendeu?
    tambem não e.e

    ResponderExcluir
  8. pra mim ta escrito eternal star. vi varios videos de gente jogando com o luigi mas deve ser em emulador ou seja gente que usa o toads tool! e nada ver 2401 moedas para desbloquear o luigi. talvez l is real 2401 apereça em alguns jogos do n64 ou em alguns jogos da nintendo ja que apareceu em zelda ocarina of time.

    ResponderExcluir
  9. Eu continuo pensando que é um padrão de placa do 64, Jardim! Afinal, Paper Mario não tem nada a ver com Zelda, e vice-versa! Ah, é óbvio, já que a Nintendo já disse: VOCÊS SÃO MALUCOS?! O LUIGI NÃO APARECE EM SUPER MARIO 64 E PONTO!

    ResponderExcluir
  10. Eu falei po meu primo que se tu zerar o Super Mario 64 100% e depois ficar perto da placa e deletar o save ele poderia usar o Luigi apos isso (e ele se fudeu)

    ResponderExcluir
  11. http://www.youtube.com/watch?v=ebzJ7rf_kpc

    ResponderExcluir
  12. olha pessoal eu traduzi a frase e fico assim '' l é real 2401'' .....
    então o éle pode ser ele então fica ''ele é real 2401'' ou assim ''li s real 24 0 1 '' traduzindo ''li é real 24 0 1'' algem é li no jogo e é real e algo com 24 0 1 :D jardim tenta resolve esse assunto

    ResponderExcluir
  13. super mario 64 tinha muitos fatores beta e luigi era um deles, o jogo originalmente era para ser de 2 jogadores, porém como o proprio miyamoto disse em uma entrevista " o nintendo 64 era muito dificil de se lidar" ele diz isso por que varios jogos que eram do game cube originalmente eram p ser do 64 mais eles não rodavam direito, luigi se tornou um fator beta pelo fato do jogo não rodar direito com a possibilidade de multiplayer

    ResponderExcluir
  14. uau!o que será que significa realmente?

    ResponderExcluir
  15. OK, existem muitas possibilidades de escrita na primeira frase, mas então... O QUE TEM NA LINHA DE BAIXO???????

    ResponderExcluir
  16. vinny somos 2 que querem saber! eaw, alguém sabe a resposta disso, se na primeira linha ta escrito "eternal star" ou "L is real 2401" o que ta escrito na segunda? E sinceramente pra mim akilo são só uns borrão! e se "L" fosse abreviação de otra coisa que não fosse Luigi? e se fosse, pq estaria escrito a mesma merda no zelda? sinceramente quem inventou esse boato, criou um grande mistério pra quem não tem o que fzer!

    ResponderExcluir
  17. (L is real 2401)e so uma manha para mudar o uniforme do mario para a cor:
    laranja,se num der certo o mario vira catchup.
    para a manha der certo, tem de destruir os varios boos em volta da estatueta.
    logo apos,reinie o jogo!

    ResponderExcluir
  18. (L is real 2401)novo macete;de a volta mais de 2401 vezes em torno da estatueta e jogue com luigi.

    ResponderExcluir
  19. (Léo-San disse...


    P.S: Eu cheguei a dar 2401 voltas ao redor da estátua...

    P.S²: Após dar as 2401 voltas, a placa mudou a escrita(mas não consegui ler) '-')

    Vc tiro uma print? se tirou ai o reino do cogumelo poderia ler tenta fazer isso denovo depois tirar um print

    ResponderExcluir
  20. Ei...
    Se aparece em Zelda,podia ser LINK is real 2401...
    ...OK,isso nõ faz sentido.Por que motivo ia ter Link em Mario?

    ResponderExcluir
  21. MEDO MUITO MEDO²
    Me lembra do waluigi no DS, a caixa preta 2D...

    ResponderExcluir
  22. O interessante do N64 é que houve inúmeros mistérios que até hoje, quem vivenciou a época, sofre de nostalgia. Eu, por exemplo, lendo essas "conspirações", fico maluco, jogo de novo e tento quem sabe descobrir mais mistérios. Bons tempos foram aqueles de Zelda OOT e a suposta Triforce. Até hoje quando pego aquele game busco em diálogos e cantos alguma coisa nova. E acreditem, quase sempre encontro.

    ResponderExcluir
  23. sim, tudo bem mais tem uma coisa escrita debaixo??

    ResponderExcluir
  24. Wa hongrer tu

    parece que ta escrito isso ai embaixo :/

    ResponderExcluir
  25. Bom... o número eu ainda não consegui decifrar, mas...
    Lisre al... pensei comigo "isso não me é estranho"...
    Em fim... rearrumando as letras eu consegui Isra elL ou IsraelL ( o país)...
    Ainda não consegui descobrir o porque de 2 L mas... faz meio sentido...

    ResponderExcluir
  26. eu acho que quer dizer, bom tava escrito L is real, mais não acho que esteja escrito 2401 depois, eu aho que juntando com eternal star, fica "L is a eternal star" (luigi é uma estrela eterna). mas o que que aparece quando vc lê a placa no the legend of zelda? pode ser uma pista

    ResponderExcluir
  27. pode ser que seja uma previsão pro apocalipse que acontecerá em 2401 com a invasão de Luigis/Links Alienigênas

    ResponderExcluir
  28. A teoria do Paper Mário está correta pois na placa está escrito L is real e em baixo está escrito In Paper M.

    PS: Isso confirma a teoria da placa

    ResponderExcluir
  29. bem pra mim parece um t decabeça pra baixo e is real 31/01

    ResponderExcluir
  30. se vocês repararem tem um estrela em cima da estátua, pode ser uma dica de como conseguir uma estrela super secreta.

    ResponderExcluir
  31. Não acho que seja Eternal Star, pois seria meio sem sentido estar escrito 'Eternal Star' naquela plaquinha no OoT (Ocarina of Time).

    ResponderExcluir
  32. faz todo semtido agora "L is real 2401" L(luigi) is real(é real) 2401,
    agora trocem o 4 e botem zero,troquem o 1 para 4,resultado e luigi é real 2004,2004 foi o ano que a nintendo lançou o mario 64 ds no ds pode jogar com luigi e tambem nem tem sentido uma coisa num hack de mario 64 o super mario 64 the missing stars,pode jogar com luigi.

    ResponderExcluir
  33. @Bruno, vc tem toda rasão!!! Acho q tem a ver com aquela cidade que a água aumenta e abaixa. O @Bruno disse que tem a ver com Israel. O plano de fundo daquela cidade paresce com Atlântida, Roma ou Israel!!!

    ResponderExcluir
  34. l is real 2401
    Talvez queira dizer Luigi is real 2014, Luigi é real em 2014. A Nintendo devia estar planejando o ano do Luigi para 2014, mas foi em 2013.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem