Quem é a mãe de Mario e Luigi?

Pergunta muito interessante enviada pelo leitor motoqueiro fantasma (ah, gente, dêem os nomes verdadeiros! Não tem problema, mas é mais legal quando for mencionado nos posts) na nossa querida e adorada Central de Dúvidas, que move conforme o nosso tempo. Aliás, se sua pergunta não foi respondida ainda, tenha calma pois como podem perceber, nos dedicamos bastante às respostas, por isso precisamos de um certo tempinho. Então, vejamos, quem é a mãe de Mario e Luigi? E de Wario e Waluigi?

Taí, família é uma coisa bacana de se discutir. Resposta curta: Os pais de Mario e Luigi são definitivamente Mama Mario e Papa Mario. Resposta longa:

Mama Mario
Mama Mario (referida como Mama e Mama Mia por seus filhos, e cujo nome de solteira é Rifassi) é a mãe de Mario e Luigi, tendo mais destaque como personagem de spin-offs como a série The Super Mario Bros. Super Show!, onde ela apareceu em dois segmentos ao vivo. Embora ela tenha sido mencionada primeiro em Super Mario Bros.: Peach-Hime Kyushutsu Dai Sakusen! e feito uma aparição em Super Mario Issunboshi, The Super Mario Bros. Super Show! foi o responsável pela expansão do personagem; até agora essa é a única fonte que mostrou seu rosto e explorou sua personalidade, a desenvolvendo como uma figura materna comicamente rigorosa que se importava muito com os seus meninos. Embora Mario e Luigi temem o temperamento dela e seus castigos no show, ambos os irmãos retornam o amor à sua mãe. A conexão entre Mama Mario e o pai de Mario e Luigi permanece incerta. Os dois são mostrados morando juntos em todas as aparições, e o fato de que Mama tem um nome de solteira indica que ela já se casou, mas sua história de relacionamento permanece inexplorada.

A aparência de Mama Mario é relativamente inconsistente na série Mario: The Super Mario Bros. Super Show! a retratou como uma mulher forte e masculina, enquanto os artistas da Nintendo Comics System a desenharam como uma mulher jovem, loira e elegante. Entretanto, uma consistência dentre todas as aparências, exceto a "Mama Mia Mario", é o fato de seu rosto ser coberto por objetos e ângulos de câmera.

"Family Album 'The Early Years'", uma história em quadrinhos da Nintendo Comics System, mostrava várias fotografias dos primeiros anos de vida do Mario, incluindo um no qual ele tomava banho com sua mãe na pia da cozinha. "Little Mario", brincando com chaves de pressão, arrancou a torneira da pia, jogando um fluxo de água na cara de sua mãe. Aqui, Mama Mario é uma jovem loira em um vestido roxo.

No livro Mario and the Incredible Rescue da série Nintendo Heroes, Mario menciona que sua mãe costumava fazer ovos mexidos para ele e seu irmão Luigi. Pessoalmente são meus preferidos. Imagino se ela colocava orégano... Nhamm.

Papa Mario
Papa (como referido pelos seus filhos, Mario e Luigi) fez somente quatro aparições em toda a existência do Mario incluindo uma considerável variedade de mídia, uma das quais (Yoshi's Island: Super Mario Advance 3) foi um relançamento de uma de suas aparições anteriores (Super Mario World 2: Yoshi's Island). O nome real de Papa nunca foi revelado, e sua personalidade permanece relativamente inestabelecida, tendo somente um papel onde ele fala alguma coisa: no anime Super Mario Issunboshi. Aqui, ele é mostrado como uma ótima figura paterna: sendo zeloso pela segurança de Mario, mas ainda reconhecendo a necessidade que o filho sente por independência.

A aparência física de Papa também mudou, mas levemente, em suas únicas aparições. Com a excessão de Issunboshi, ele é retratado como um homem magro, e em todas as suas aparições onde as cor de suas roupas são visíveis, ele veste azul e amarelo. Embora seu rosto nunca tenha sido claramente mostrado, ele parece ter bigode, segundo o que se pode ver em Super Mario Issunboshi; isso faz do Papa bem parecido com seu filhão, Mario. Ou seria o contrário?

No documentário sobre o filme Super Mario Bros., The Making of... Super Mario Bros., é dito que Mario e Luigi vêm de uma longa linha de encanadores. Então, no próprio filme, é revelado que as ferramentas dos Mario Bros. foram passadas através da geração paterna. Tudo junto significa que Papa também foi um encanador. Aposto que era dos bons!

No supracitado "'Family Album 'The Early Years'", o personagem tem um papel bem pequeno na terceira fotografia. Um Mario criança com cara de quem aprontou alguma coisa está fugindo de seu pai, que está bem bravo por seu filho ter "consertado seu cachimbo" colocando bolhas de sabão nele. Vale lembrar numa interessante nota que "pipe" em inglês pode ser "cano" ou "cachimbo", o que reforça a piada de que Mario consertava "canos" (ou cachimbos) desde pequeno.

E, é claro, o objetivo de Super Mario World 2: Yoshi's Island e Yoshi's Island: Super Mario Advance 3 é entregar os bebês para seus pais, como na figura de abertura. Já a mãe de Wario e Waluigi, é um fato extremamente obscuro. Absolutamente nada se sabe sobre isso, e até mesmo a relação de Wario com Waluigi permanece incerta. Obrigado a motoqueiro fantasma pela pergunta brilhante!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

4 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem