Existiram demos oficiais de Super Mario World?

Pergunta enviada pelo leitor Fernando em nossa Central de Dúvidas. Acredito que não tenham havido demos oficiais de Super Mario World como aconteceu com alguns títulos do Sonic em 2-D (aquele que era bom). Super Mario World foi lançado no dia 21 de novembro de 1990, o mesmo dia do lançamento do Super Famicom no Japão (equivalente ao Super Nintendo Entertainment System), então mesmo que houvessem demos, ainda não havia um console pra jogar!

Entretanto, existem cartuchos raríssimos de teste para Super Mario World, que incluem a versão Beta do jogo. Esses cartuchos revelam que, a certo ponto, Goombas podiam ser esmagados (até mesmo testes anteriores mostraram que Goombas tinham o formato original de Super Mario Bros. ao invés de parecerem com tomates marrons). Até mesmo a Super Folha que transforma o encanador em Mario Guaxinim (de Super Mario Bros. 3) é uma das inúmeras características contidas nesta versão teste, tal como uma Terra do Dinossauro totalmente diferente e muito parecida com o Mundo do Cogumelo do título anterior, e as Toad Houses.

Mas a versão de testes já é outra história.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

8 Comentários

  1. RPZZZZ... eu sabia que no dia que eu lesse esse post eu ia ficar com aquela sensação-esquisita-ótima-de nostalgia-de-algo-irresolvivel. muto bom mesmo.
    porem, comecei o post achando que, ao contrário, não fosse ler nada demais. MAS p... massa mesmo ler essas informações do segundo paragrafo.
    OBS.: tinha esquecido a minha pergunta?
    OBS2: quando me referi a "DEMO" na verdade me equivoquei... queria saber sobre versão BETA mesmo.... (nao sei se quer dizer a mesma coisa.sei la.)
    OBS3: seria pedir demais as fontes dessas pérolas? para eu poder me esbaldar:? são sites japoneses?

    vlw pelo post.

    ResponderExcluir
  2. não sei se eu to sendo chato (se tiver diga.) mas achei umas imagens agora. procurando (pela coisa certa).. que achei legal. Eu me interesso muito por isso. espero que alguem se interesse. http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=102702

    ResponderExcluir
  3. Opa Fernando. Fico feliz por ter gostado do post! Não esquecemos sua pergunta, mas é claro, nós respondemos a Central por ordem de chegada, e geralmente nos falta tempo pra elaborar as respostas de um jeito legal.

    Demo geralmente é a versão diminuta de um jogo, que vem antes do lançamento só pra gente ter um gostinho do que vai haver nele. Já a versão Beta é a cancelada e mais misteriosa, aquela lotada de sprites, inimigos e mapas que foram descartados do produto final.

    As fontes vêm de lugares tão distintos que não dá pra enumerar aqui. Obrigado pelo link, ainda não tinha visto esse tópico! Um dia, entre um ataque do Bowser ou outro, postaremos uma matéria sobre versões Beta; eu, por exemplo, denoto um interesse enorme sobre esses elementos misteriosos que ninguém nunca viu antes...

    ResponderExcluir
  4. ahhhh.. entáo voce gosta! cheguei a pensar por um tempo que essa coisa - de se interessar "pelo que poderia ter sido e não foi" dos jogos - não fosse das prioridades do blog ou do interesse dos autores do blog. até mesmo do publico geral do blog. Como eu vi um certo fervor na opniao sobre o NSMBW, chutei que o gosto fosse parecido com o meu.

    Rpz, sobre esse negocio da distinçao entre "beta" e "demo.".. se, para jogos (de videogame), é diferente de softwares de computador, acho que há equivoco na sua descriçao. (mas nao quero me ater a isso)

    se vc gosta desse tipo de coisa. tem q ver essa pagina.
    http://www.unseen64.net/2008/04/14/super-mario-world-snes-beta/
    existe inclusive um projeto que tenta recriar o super mario world beta... (eu acho um tanto desnecessário...)

    cara... o que vc costuma visitar para se informar? principalmente sobre isso? tenho curiosidade. divulga ai pra nós... onde viu que no beta "a terra do chocolate totalmente diferente" ou "os gombas que se esmagavam?" queria ver isso em algum lugar. please.!

    ResponderExcluir
  5. Cara que projeto bacana. Gostei de tentarem recriar o Beta... aliás, alguns dos elementos Beta apareceram no editor Lunar Magic e por que não mencionar, no desenho animado de Super Mario World.

    Poxa, falei coisa errada? Pesquisei que um demo é lançado com a intenção de dar a oportunidade de o produto ser avaliado por possíveis clientes, e que os elementos beta são componentes do jogo que por alguma razão foram removidos antes do lançamento. Sempre achei que beta fosse aquilo que removeram do produto final, e que demo fosse a demonstração do produto final, já sem os elementos. Entretanto, foi mal se eu estiver enganado!

    Um dos melhores lugares cara, sobre Elementos Beta, é a MarioWiki. Os caras têm um artigo gigantesco: http://www.mariowiki.com/Beta Pelo jeito que se interessa, é capaz da tua mente explodir! Espero que goste.

    ResponderExcluir
  6. sei o basico de ingles,, infelismente. gostei do link... vlw.! sobre super mario world, aquele la q dei, se vc fuçar um pouco... tem muta coisa intrigante...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem