O Yoshi fala a língua dos humanos?

Pergunta enviada por Thiago em nossa Central de Dúvidas. A resposta é sim. Yoshis são capazes de falar a língua humana, como provado em Super Mario World e Super Mario 64, assim como muitos Yoshis em jogos como Yoshi's Story, Paper Mario, Paper Mario: The Thousand-Year Door, entre outros. Em jogos mais antigos como em Super Mario World, a única "voz" de Yoshi era um som estranho criado por um gravador sendo riscado de trás pra frente (em Super Mario World havia somente um Yoshi que possuía uma caixa de texto - após isso, Yoshis só fariam os barulhos, que retornam em New Super Mario Bros. Wii). No manual de Super Mario World, Yoshi era mostrado contando aos irmãos claramente sobre a história de seu aprisionamento. Em Yoshi's Story, os Yoshis são dublados pelo músico Kazumi Tokata, da Nintendo (autor da trilha sonora de muitos jogos, incluindo Super Mario Land 2: Six Golden Coins, Mario Paint, Yoshi's Story e Luigi's Mansion, entre outros), que resmungaria "Yoshi" e outras palavras ininteligíveis (como "gong" e "hup"); também vale notar que sua voz foi acelerada pra criar aquela voz fofinha e infantil dos Yoshis no jogo.

O Yoshi principal também pode falar a linguagem do Mario no gibi Super Mario: Im Rausch der Geschwindigkeit, da Club Nintendo. Mario lhe pede pra correr mais rápido que 80 dinossauros de potência, uma velocidade fictícia, e como resultado, Luigi, que trabalha como um policial nessa história, lhes passa a caneta com uma multa de 60 moedas.

Os Yoshis também têm sua linguagem própria, é claro. A Linguagem Yoshi é muito desconhecida aos jogadores, mas em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, o Yoshi verde, o principal, tinha que traduzir a linguagem dos demais. Estranhamente, na série Mario & Luigi, os Yoshis ainda falariam no estilo de Super Mario RPG (entre parênteses, indicando tradução de outra língua) mas sem nenhum tradutor, sugerindo que Mario possa ter aprendido a linguagem. Como uma nota final, o gibi Super Mario Adventures mostrou que, assim como seria repetido anos mais tarde com Yoshi's Story, os Yoshis poderiam somente falar a palavra "Yoshi", com pontos finais diferentes.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

14 Comentários

  1. Excelente matéria!
    E a trilha sonora de Luigi's Mansion foi a melhor de todas do Mario, sry.

    Sério, desde que começaram aquela "repescagem" dos jogos de GameCube pro Wii, já era para terem trazido o Luigi's Mansion. Aliás, estou pensando em comprar um GameCube por causa de três jogos: Luigi's Mansion, Super Mario Sunshine e SSB Melee.

    Seria legal se jogos de GC rodassem no Wii. Aí só precisaria comprar um. ):

    ResponderExcluir
  2. O Wii roda jogos do game cube, sim. Mas tem que ter o controle do GCN. ;)

    ResponderExcluir
  3. MINTIRA, SÉRIO??? O____O

    Me sentindo um idiota aqui. Só espero que você não esteja brincando. D:

    ResponderExcluir
  4. É verdade!
    Eu sempre quis um Gc, mas por interferência do destino (tipo a tv quebrar 5 dias antes do natal, ai adivinha o q minha mãe preferiu comprar?), mas depois q saiu o wii, a vontade migrou de video-game(cujo tambem ainda não tenho, mas dessa vez é porque é caro mesmo).
    Para jogar só precisa da manete do cube(não funciona o classic controler) e o memory card (não sei se funciona o do wii, ou se só funciona o do gc).

    Ah, apropósito, acabei de fechar o the legend of Zelda ocarina of time, e não vejo algo tão bonito desde mario galaxy(eu devo ser o unico ser humano que jogou mario galaxy 1° do que ocarina of time)

    ResponderExcluir
  5. Acabo de perceber uma coisa estranha.
    Alguém mais notou que as vozes do Mario e do Luigi parecem ter "amadurecido" de Partners In Time para Bowser's Inside History?

    Sei lá, ambos estão com voz mais grossa e masculina no jogo. Pode ser apenas uma coincidência idiota, mas se o Mario ainda "cresce", quantos anos ele teria?

    ResponderExcluir
  6. .Morello, o Leonardo está aí pra confirmar. Quanto ao memory card tem que ser do GCN, o Wii salva os jogos no proprio HD.
    Voce nao está sozinho, ja zerei mario galaxy (121 estrelas do luigi) e so agora estou jogando Ocarina no virtual console.

    ResponderExcluir
  7. Eu joguei ele traduzido no pc, mas no próximo feriadão vou correndo alugar(o próximo e majora's mask)
    Quando tiver o wii, vou praticamente obrigar minha mãe a comprar os wii points para baixa-lo

    ResponderExcluir
  8. Uma senhora conversando com outra no ponto de ônibus: "Filhos! Você os cria, dá carinho e afeto, educa, e no fim, te obrigam a comprar Wii Points!"

    XD

    ResponderExcluir
  9. Além de engraçado, é também um fato, né. XD

    Jardim, me dá essa camisa do 1up Mushroom. (:

    ResponderExcluir
  10. Não! Primeiro vou obriga-la a comprar o Wii, e depois os Wii points!
    :P

    ResponderExcluir
  11. A camiseta é vinte reais na galeria do rock, centro de São Paulo. Cola aqui e leva, rapaz! Eu mesmo me esbaldo na minha camiseta da "Nintendo University" *-*

    ResponderExcluir
  12. Olhem essa foto:
    http://www.osvigaristas.com.br/imagens/mista/mario-traidor-5549.html
    quem nunfa fez isso? mesmo q tenha sido sem querer

    ResponderExcluir
  13. eu acho que é que nem o star wars, quem ja viu sabe, tem especies que falam linguas diferentes mas todo mundo entende, então todos os yoshis falam "yoshiês" sóque é um idioma que todo mundo entende, é a mesma coisa as mímicas que o mariousa para se comunicar em paper mario, todo mundo entende e também serve para provar uma coisa: MARIO NUNCA VAI FALAR COM BALÕES!!!(ou não)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem