Saiba mais sobre Mario Land

Questão enviada por Nameless em nossa Central de Dúvidas. Se você pensava que o lugar onde se passavam os eventos de Super Mario Land 2: Six Golden Coins era o Reino do Cogumelo, está enganado. O jogo, assim como seu predecessor, também foi criado por Gunpei Yokoi (descanse em paz!), o mentor de Shigeru Miyamoto, o que significa que é uma doideira distinta do resto do universo Mario, mas que não deixa de fazer parte dele em um modo bem sutil. Mario Land é o nome do lugar onde aconteceram os eventos, e palco para o Castelo do Mario, o qual foi roubado pelo terrível Wario. O castelo não foi visto em outros jogos, e foi aparentemente substituído pela Casa do Mario por motivos desconhecidos.

Mario Land é composta pela Zona da Àrvore (dominada pelo pássaro gigante Radonkel), a Micro Zone (onde Mario é diminuído e obrigado a lutar contra o rato gigante Ricky), a Zona da Abóbora (Pumpkin Zone, dominada pela bruxa Sabasa), Zona do Mario (Mario Zone, onde Mario se aventura por uma estátua gigante de si mesmo e encara os Três Porquinhos no final), a Zona da Tartaruga (onde Mario entra numa baleia e luta contra um Polvo) e, finalmente, a Zona Espacial, onde Mario veste o traje de astronauta e desafia a gravidade no espaço sideral, muito antes de Super Mario Galaxy ter sido sequer mencionado. Bacana, né? Lá, você encontra Tatanga, o que indica que Wario orquestrou todos os eventos de Super Mario Land, envolvendo o sequestro da Daisy (toque dramático)! Finalmente, Mario se aventura em seu próprio castelo pra derrubar o encanador amarelo (que na época não tinha cores).

Mario Land também apareceu em Mario Party 2. A terra foi dividida em tabuleiros diferentes: Horror Land, Western Land, Mini-Game Land, Pirate Land, Space Land e Mystery Land. Somado a isso, mais pra frente no jogo, Bowser e um Baby Bowser sequestram Toad e dominam Mario Land, a nomeado Bowser Land.

O nome surgiu quando Mario e seus amigos estavam brigando pra decidir o nome da terra. Toad os convenceu a batizar a terra com o nome de qualquer um que derrotasse Bowser. Dependendo de quem tenha se tornado o superstar do jogo, a terra poderia se chamar Luigi, Land, Wario Land, Peach Land, Yoshi Land ou Donkey Kong Land. Entretanto, independente do personagem, a terra sempre se chamará Mario Land no final. Fico feliz por Mario Land ter retornado futuramente, isso aumenta minhas esperanças com relação a Sarasaland.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

7 Comentários

  1. Valeu, Jardim!
    Gostei bastante mas ficou a duvida:
    Embora não faça parte do reino do cogumelo, este mundo esta no Mundo do cogumelo pelo menos, não?
    Se sim, acredito que as coisas passem a ter um sentido maior, já que se Mario tem um castelo em MArio Land, isso não significa que ele tenha que ficar lá o tempo todo...
    Como servo real da princesa (e talvez amante dela, quem sabe) ele prefira ficar no reino do cogumelo, onde tem uma pequena mas aconchegante casa que divide com seu irmão medroso Luigi!

    ResponderExcluir
  2. De fato, Mario Land fica sim dentro do Mundo do Cogumelo. Acho que Mario prefere assumir as rotas humildes que sua vida de encanador lhe ensinou!

    ResponderExcluir
  3. Eu já joguei muito (e ainda jogo)Mario party 2, mas nunca tinha ligado ele ao Super Mario land.
    Vai ver ele doou seu castelo para Daisy ou tranformou num azilo para toads idosos ou tranformou num parque de diversões (é o que parece no mario party 2)

    ResponderExcluir
  4. Excelente matéria!
    Creio que o Castelo do Mario tenha desaparecido porque... bem, encanadores não tem castelos. Sei lá, não faria sentido algum o Mario ter um castelo. Por mim, isso some.

    ResponderExcluir
  5. O método da ignorância é o que mais se adequa: Super Mario Land 1 e 2 foram criados pelo Gunpei Yokoi e quase tudo de lá (fora a princesa Daisy e o Wario) foi simplesmente desconsiderado. Ainda existem muitas dúvidas assim que nem o Reino do Cogumelo consegue responder, só com a palavra oficial da Nintendo sobre as verdadeiras versões dos fatos destorcidos. Até lá, a gente usa a imaginação! E a ideia do parque de diversões foi genial. Não tinha pensado nisso! Faz um sentido legal!

    ResponderExcluir
  6. Só pra avisar, Jardim, você recebeu o Selo 'Luís Fabiano aprova seu site'.

    Regras de recebimento do selo:

    http://smwhacksbrasil.blogspot.com/2009/10/selo-luis-fabiano-aprova-seu-site.html

    ResponderExcluir
  7. pra mim faz sentido a mario land do GB ser a mesma do 64. todas as áreas eram temáticas. e naum podemos esquecer q no mario party 1, o tabuleiro principal do mario é um castelo no céu. pode ter uma conexão.
    outra coisa, qdo saiu a série wario land, mtos dos inimigos são os mesmos de mario land. pode ser q os 2 lugares sejam os mesmos (e q o castelo de wario seja, de fato, o q pertencia à mario). outra união de universos" é vista em dr. mario 64: todos os personagens são de wario land, com exceção do próprio dr. mario e os virus.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem