Saiba mais sobre Stanley the Bugman

Nosso leitor Nameless mandou em nossa Central de Dúvidas uma questão sobre Stanley e sua relação com Mario. Visto que existem três Stanleys no mundo do Mario, suponho que ele queira saber sobre Stanley the Bugman, visto que tem dúvidas frequentes sobre a série Donkey Kong. Stanley the Bugman é um exterminador de insetos e o protagonista do jogo Donkey Kong 3. Neste jogo, Stanley usa sua Bug-Spray Gun pra batalhar contra Donkey Kong (que mudou seu nome pra Cranky Kong, como visto nos jogos atuais) e muitos insetos em uma estufa. Eventualmente, Stanley consegue derrotar o macacão e presumivelmente o mandou de volta pro lugar de onde veio.

Stanley apareceu pela primeira vez no jogo Greenhouse, pra Game & Watch. Aqui, a estufa do pobre coitado é infestada por insetos de todos os tipos, e ele tenta proteger suas plantas de aranhas e vermes. Ele o fez utilizando de sua poderosa Bug-Spray Gun. Em Donkey Kong 3, não somente insetos infestaram sua estufa, mas também Donkey Kong estava lá pra encher o saco. O macacão lançaria colméias pra atacar o pobre Stanley com abelhas, e o mesmo utilizaria seu Rodox personalizado na bunda do DK, que se encontra pendurado em duas vinhas. Assim, Donkey Kong é empurrado pra cima e eventualmente fica com a cabeça presa numa colméia logo ao topo das vinhas.

Mas pelo visto, tem alguma coisa na estufa de Stanley que atrai macacos gigantes malucos. Ela foi atacada novamente por Donkey Kong na versão pra Game & Watch de Donkey Kong 3. DK, que de algum modo também arranjou uma Bug-Spray Gun, e Stanley ficavam em lugares opostos da estufa e usavam seus sprays pra lançar colmeias de abelhas na direção um do outro.

Em Game & Watch Gallery 3, Stanley é jogável numa versão de Greenhouse. Infelizmente ou não, Stanley é substituído por Yoshi na versão modernizada, protegendo as plantas de Fly Guys e Ukikis ao invés de minhocas e aranhas; a versão moderna de Greenhouse também é ambientada na Ilha do Yoshi ao invés da estufa clássica.

Stanley também dá as caras como um trophy em Super Smash Bros. Melee, Game & Watch Gallery Advance (embora a versão moderna também o substitua por Mario, e Boos e Bolas de Fogo substituem as Abelhas), WarioWare: Twisted! e WarioWare: Touched! (como um dos microgames de 9-Volt), Game & Watch Collection (uma versão exata de Greenhouse sem modificação alguma) e, finalmente, Super Smash Bros. Brawl, como um dos stickers. O spray de Stanley também é usado novamente pro Mr. Game & Watch. No desenho animado Saturday Supercade, no episódio de Donkey Kong, "Greenhouse Gorilla", Stanley mostra mais uma vez que sabe manejar o spray. Stanley the Bugman nunca teve nenhuma relação com o Mario, exceto por trocar de lugar com ele em algumas versões modernizadas.

Se um dia precisar se livrar de uma infestação de insetos, Stanley é o seu cara. Isso, é claro, se ele não estiver em sua querida e adorada estufa.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

10 Comentários

  1. Show Jardim!
    Os outros Stanleys a qual você referia era o Stanley the Talking Fish e o Stanley que foi engolido pelo Tubba Blubba, né?
    O Donkey/Cranky saiu de Donkey Kong Island e só para atacar a estufa de Stanley...
    Bem segundo este artigo da mariowiki
    http://www.mariowiki.com/Human
    O Stanley é da raça dos humanos que habitam naturalmente o Mundo do cogumelo...
    Tudo bem, ele não tem nenhum parentesco com Mario, o que é uma informação importante...
    Mas a lista colocou o Mario entre o pessoal...
    Mas o Mario não era um italiano que foi tentar a vida como encanador no Brooklin e de alguma maneira foi parar no reino dos cogumelos?
    Desculpe-me se eu estiver postando essa duvida no lugar errado, mas fiquei curioso, a coisa esta ficando interessante!

    ResponderExcluir
  2. De algum modo, Stanley entrou no Mundo do Cogumelo ou foi nascido lá. Aliás, suas dúvidas sobre Cranky Kong são uma fonte enorme de controvérsia. Ou melhor, kongtrovérsia.

    http://themushroomkingdom.net/kongtroversy.shtml

    ResponderExcluir
  3. Li a KongTroversia e prefiro pensar que o DK atual é filho do Jr.
    Faria mais sentido, pois as vezes que Cranky o chama de filho pode ser apenas um tratamento carinhoso, remendando assim para os fans a históra!
    Até porque nas imagens oficiais de Mario Tennis VB, o Jr. está com uma aparencia mais "crescida", o que mostra que aquela regata faz parte do traje adulto, e não a gravata (bem como o babador do baby, que tem o DK)...
    O que acaba com essa teoria são as informações oficiais de que ele é o Jr. Mas quanto a isso podemos pensar numa representação ideológica...
    Queria um jogo canonico atual em que o Jr. adulto aparecesse com o DK para dizer que ele o representa!
    Essas teorias deixariam de existir e tudo faria sentido!
    Ou melhor, um jogo de aventura do Mario em que ele pudesse visitar as mais longinquas terras do Mundo do Cogumelo, como a fenda dimensional (por onde Bowser invade a terra e por onde os encanadores entraram ou não, se você considera Mario um Cogumeliano nativo), Delphino, Mario Land, Sarasa Land, Bowser Kingdom (ora, se Bowser possui um castelo e servos é bem compreensivel que ele possua sua propia terra), Diamond City, Ilha Yoshi, etc...
    Será que doi tanto para a Nintendo fechar de uma vez os erros na história?
    Antes eles podiam ter medo de mostrar todas as localidades do Mundo do cogumelo de uma vez e não terem para onde criar um reino novo para ter uma historia...
    Mas com Mario Galaxy, este problema não existe mais!
    A propósito, a cada vez estou mais crente que aquela versão americanizada da história (dos filmes, desenhos, etc.) que Mario nasceu na Italia e imigrou para o Brooklin é mentira. Se você jogar Yoshi Island verá que a cegonha entrega os Bebes no reino dos cogumelos...

    ResponderExcluir
  4. vai ver, mario nasceu no reino do cogumelo e depois foi levado ao mundo real, como aconteceu com Daisy no filme.

    ResponderExcluir
  5. eu acho q o Mario tem 2 histórias. é mais ou menos q nem acontece em Zelda.
    Uma vez ouvi faalr q o Stanley fosse primo do Mario, mas nunca soube de uuma prova concreta.
    qto a isso das kongtroversias e o local de nascimento de Mario, acho q foi algo assim: no original, Mario é do RC, mas como estava tendo sua vida am
    ameaçada, foi mandado para o MR (Mundo Real). No futuro, qdo adultos, no RC, Bowser usou sua magia para trnsformar os seres do RC (a maioria humanos) em monstros como koopas, toads, etc. (alguém aí vê toads em Yoshi's Island?). provavelmente estas criaturas ja existiam, mas bowser transformou humanos nelas pq os julgava inferiores e indefesos. Mario e Luigi foram mandados pro MR pra escapar do feitiço. mas ai entraram no RC sem querer e derrotaram Bowser. com isso, a historia deles podia ser reescrita. após esse acontecimento, kamek (no passado) profetizou o q aconteceria, e quis impedir o nascimento dos irmãos. porém, foi impedido por Yoshi, o q fez a linha do tempo se dividir em 2. Só q, sabendo do risco q corriam, Mario e Luigi do futuro, com a ajuda do Prof. Gadd, trouxe suas versões Baby para seu tempo, para treiná-los e ensinarem como defender o RC do passado.
    acho q é isso XD

    ResponderExcluir
  6. Uau.
    Mas estamos esquecendo do jumperman

    ResponderExcluir
  7. o DK de 81 é o cranky kong, e o DK jr, o mais provavel é q seja o pai do DK atual. eu tenho uma teoria, de q, no mundo real, as pessoas envelheçam mais rapido q no RC. eu acho, pq, apesar de mario, luigi e peach serem todos bebes na mesma época, ela parece ser BEM mais jovem q eles. o mesmo pode ter acontecido com cranky: enqto estava no mundo real com mario, ficou velho rápido, e o mesmo aconteceu com seu filho. como o DK atual naum vive no mundo real, ele mantém a jovialidade. a unica duvida q me surge é sobre o Baby DK q aparece em YIDS... seria ele cranky ou DK? mais provavel q seja cranky...
    mas, considerando a movimentação e as habilidades de mario em DK, o jogo se passa no mundo real mesmo. entaum nosso jumpman era um simples mortal munido de um martelo, e q durante cerca de uns 25 anos, ganhou a fisionomia de alguem com quase 40! XD

    ResponderExcluir
  8. ah, hoje eu passei de um pedaço do mario & luigi: bowser's inside story q reforça minhas teorias: eu enfrentei os shroobs lá, e qdo a chippy perguntou quem eram, mario disse q eram aliens q invadiram o RC a mtos anos, qdo eles ainda eram bebes. ao q parece, ele NÃO LEMBRA da aventura de partners in time... ou seja, ele lembra de te-los vencido, mas naum de ter acompanhado ele mesmo, mais velho, para conseguir isso (o q sugere q ele e luigi os derrotaram sozinhos qdo bebes, pois a peach do presente NÃO viajou pro passado para ser raptada pelos shroobs, assim a missão deles não foi nada além de impedir a invasão).

    ResponderExcluir
  9. De onde vcs tiraram que mario tem uns 40 anos?
    Ele tem uma idade parecida com a da princesa, cerca de 25...
    Quanto aos macacos, eles crescem e envelhecem mais rapido que os humanos no mundo dos cogumelos ou no mundo real, pense num cachorro que com 12 já é "centenário" se o tempo dele fosse de um humano...
    Cada animal tem uma taxa de envelhecimento. Isso pelo menos parece estar certo no RC, hahaha
    Agora, quem disse que o jogo original de DK acontece no mundo real?
    Essa historia de voltar no tempo nao parece ter muito sentido nao...
    Mas quanto a nascer no MC, ir para o mundo real e voltar para o MC depois, eh totalmente possivel!

    ResponderExcluir
  10. alguma coisa q atri macacos gigantes malucos? eu sei o q é!!! na terceira foto n são flhas d BANANEIRA a aquelas ali do lado?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem