Como Mario e Luigi foram para o Reino do Cogumelo?

Pergunta enviada pela leitora Julia em nossa Central de Dúvidas. E a verdade é que... eles nasceram no Reino do Cogumelo! Carregados pela Cegonha, Baby Mario e Baby Luigi voavam pelo Mundo do Cogumelo. Entretanto, Kamek, temendo que as Crianças Estelares dessem um fim ao império Koopa, interceptou a cegonha uma série de vezes, dando origem a aventuras como Super Mario World 2: Yoshi's Island, Yoshi Touch & Go e Yoshi's Island DS. Confira depois do pulo a cronologia inicial da vida de Mario, que pode até mesmo explodir sua mente!

Em Mario e Luigi: Partners in Time, onde Mario e Luigi, que já haviam superado as fraldas, vieram a conhecer a Baby Peach. Os três se tornaram grandes amigos e companheiros de brincadeiras. Aqui, uma série de eventos acontecem, incluindo o ataque dos Shroobs e quebras cronológicas no espaço-tempo. Depois de toda a agitação do jogo, Baby Mario e Luigi retornaram aos seus pais, e em algum ponto após alcançarem maturidade, os pais de Mario instalaram a família no Brooklyn, Nova York. A razão disso é desconhecida, mas talvez seja porque, sei lá, todo mundo queria matar os bebês? Talvez?

Após se tornar um adulto, Mario trabalhou como um carpinteiro e começou um relacionamento romântico com uma mocinha chamada Pauline; Mario veio a ser o dono de Cranky Kong (na época conhecido como Donkey Kong), um gorila sequestrado de seu lar na floresta. Mario abriu então um pequeno circo, transformando o macaco num show, durante os eventos de Donkey Kong Circus. Reza a lenda que Mario maltratava Donkey Kong, e um dia, quando Mario estava saindo com Pauline, DK escapou da jaula e sequestrou Pauline na frente de Mario. Isso dá origem aos eventos do jogo Donkey Kong, pra arcade. No fim, Mario dá um pau em Donkey Kong e termina sua noite com Pauline.

Depois, cronologicamente, veio o jogo Mario Bros. O jogo em si não possui uma história sólida, mas mostra Mario e Luigi trabalhando como encanadores após os eventos de Donkey Kong. O jogo toma palco em um esgoto escuro de Nova York, onde os Irmãos são atacados por uma variedade de estranhos inimigos, incluindo Shellcreepers (tartarugas), Spinies (os mesmos de Lakitu), Sidesteppers (caranguejos), Fighter Flies (moscas gigantes, que retornam em Mario & Luigi: Superstar Saga) e Freezies (aquela porcaria de gelo). Os Irmãos Mario lutaram contra essas criaturas em todas as fases do esgoto, e acabaram emergindo (chegamos ao momento solene) no Reino do Cogumelo. O que não é estranho, afinal, essas criaturas excêntricas só podem ter vindo de lá.

Aí, encaixamos a cronologia criada pelo programa The Super Mario Bros. Super Show!, onde Mario e Luigi são donos de uma pequena companhia de encanadores chamada Mario Bros. Plumbing (Canalizações Irmãos Mario). Conforme o tempo se passou, eles se meteram em enrascadas e alegrias, e, com atendimento de prontidão, visitas a domicílio, uma linha própria de produtos e é claro, grandes habilidades com encanamentos, eles logo ganharam reputação e foram reconhecidos pela Grande Ordem dos Encanadores como os Encanadores do Ano. Eles encararam muitas aventuras durante sua longa moradia no Brooklyn, e depois disso...

Infelizmente, existem duas histórias contraditórias sobre como os Irmãos Mario retornaram ao Mundo do Cogumelo. A primeira se origina da introdução de The Super Mario Bros. Super Show!, e é depois expandida no epidósio "Toddler Terrors of Time Travel" ("Os Horrores de uma Viagem no Tempo", no Brasil). Mario e Luigi estavam realizando uma visita a domicílio pra uma senhora levemente maluca, que os contratou pra consertar o ralo da banheira. Sem que soubessem, a canalização era uma Warp Zone conectada ao Mundo do Cogumelo. Após Luigi tê-la limpado, os dois foram sugados pelo cano; Mario se agarrou na cortina do chuveiro, mas Luigi já estava dentro da sucção, e, tentando se apoiar em seu irmão, os dois foram parar dentro do ralo!

Mais tarde, Mario e Luigi foram forçados a reviver este evento por causa do Tubo de Viagem no Tempo de Kooky von Koopa (ou Ludwig). Assim, os eventos foram levemente alterados. Ao invés de lutar contra a sucção do cano, Mario e Luigi saltaram abertamente pelo cano. Os dois foram transportados da Terra do passado até o Mundo do Cogumelo do presente, finalizando o processo de sobrescrever os eventos do passado.

A segunda teoria foi inventada por uma mini-história de duas páginas chamada "The Legend", lançada na Super Mario Bros. Edition #1, da Nintendo Comics System (pretendemos traduir para o português e postar essa peça aqui, no Reino do Cogumelo!). Enquanto Mario batia um rango na Mario Bros. Plumbing, os irmãos ouviram um pedido de socorro através de um cano bem pequeno. Prontos pra ação, pegaram suas ferramentas e seguiram a voz, a qual descobriram ser da Princesa Cogumelo.

Não importando qual das teorias acima está correta, Mario e Luigi tinham o destino escrito de retornar ao Mundo do Cogumelo. E essa foi a fascinante história primordial da vida de Mario e Luigi! Obrigado a Julia pela pergunta brilhante!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

14 Comentários

  1. Bem...
    O começo alternativo de Yoshi Island num explica nada,mas tu deu um bom resumo pra tudo isso,obrigado Jardim!
    E acabei de ter uma ideia:
    Que tal se tu traduzisse seus quadrinhos que publica no DevianArt e colocasse no JardimHQ?
    Quadrinhos tipo Monica Mctasty deviam ficar numa area permitida apenas para maiores de 18 anos,e incluindo The Dark Forest e mais um la que eu esqueci!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. masmasmasmasmas
    O Mario não era italiano? D:

    ResponderExcluir
  3. Opa, tem fãs do meu trabalho aqui! O JardimHQ tá bastante abandonado. Hoje em dia eu uso o meu próprio deviantART como referência pro meu trabalho - mas ainda assim, a Monica não é pra maiores de 18! A Killer Nicky, quem sabe.

    Pois é, o Mario tem aquele sotaque italiano, mas isso fica totalmente deslocado do que foi explicado até agora pelas séries e continuidades. A Nintendo precisa dar a palavra a respeito disso.

    ResponderExcluir
  4. Nós, fãs doidos pelo Marioverso, montamos teorias como as suas para tentar explicar isso, mas acho que de fato não existe uma explicação. D :

    Sei lá, o sotaque italiano simplesmente desencadeia tudo. Será que Mario ou Luigi passaram tempos na Itália? Ou seus pais eram italianos e, por isso, tiveram esses sotaque? Talvez em algum lugar do Reino Do Cogumelo, as pessoas falem de forma semelhante aos italianos.

    Não sei. D:

    ResponderExcluir
  5. \õ/
    Obrigada pela resposta *-*

    Bom trabalho! ;)
    Abraços

    O Mario não era italiano? D: [2]

    ResponderExcluir
  6. O Brooklin é um bairro italiano ué.De tanto conviverem com pessoas com sotaque italiano,os irmãos Mario acabaram por contrair o sotaque.Mas o que me perturba é saber que Mario é nome e sobre nome do protagonista,e o nome completo do Luigi é Luigi Mario!!

    ResponderExcluir
  7. nossa!Agora estou estremamente confuso!Mas boas teorias,muito bom post.Depois de ver este blog,Eu senti muito mais orgulho de se nintendista e de se chamar mario(sim,meu nome é mario).

    ResponderExcluir
  8. Bem...Mas ,muito obrigado pelos seus posts maravilhosos...

    ResponderExcluir
  9. ja q os irmaos marios nasceram em reino dos cogumelos, deveriam ter inventado uma série, onde mario e sua turma deveria ter 12 anos (minha mesma idade) assim iria ser legal e mais aventuroso

    ResponderExcluir
  10. não na verdade a história é a seguinte:

    Mario e luigi nasceram no broklyn mesmo , são pessoas comuns , porém quando ele eram pequenos , cairam em cano que os teletransportou para o reino do cogumelos, kamek com medo que isso atrapalhasse seus planos de dominar o reino do cogumelos, mandam os shiguys atras deles, mario e luigi cairam em um ninho de cegonhas, e as mesmas o levaram para o rei do cogumelos (pai da princesa peach) mas foi interceptado pelo shiguys e cai na ilha de yoshi, os yoshis decidem então leva-los para o rei dos cogumelos(jogo= yoshi´s island), após chegarem lá o mesmo decide manda-los devolta para terra, que são encontrados pela policia e devolvido aos seus pais, anos a frente ja um adulto, mario tem um relacionamento com pauline e estão felizes, até o donkey kong, que por incrivel que pareça é uma criatura do reino dos cogumelos , decide segui-lo e raptar sua namorada para que ele venha ao seu encontro, após uma batalha entre os dois(donkey kong) , mario vence e salva sua namorada.
    Depois disso mario e luigi se formam bombeiros (encanadores) e montam sua loja, trabalham com a estrutura de esgotos do broklyn, mas encontram criaturas esquisitas que vem pela passagem do reino dos cogumelos, como tartarugas mortais e moscas lutadoras (mario bros), intrigados com isso , mario e luigi procuram a origem desses bichos e encontram sem querem o cano que da passagem ao reino dos cogumelos, ao chegarem lá, mario e luigi sentem que ja estiveram nessa local, o pai da princesa peach, explica sobre a princesa raptada e que após salva-la contariam o segredo deles sobre o reino dos cogumelos e então ele decidem salvar a princesa do koopa (super mario bros 1)

    ResponderExcluir
  11. Eu conheço uma versão, pode ser original porque ele é japonês: Mario jogava em um jogo (como o jogo de Mario)
    quando a tela fica em branco, Mario fica perto da tela um pouco e depois aparece peach lutando contra inimigos de bowser, mas todo aumenta e ela sai da tela e, em seguida os monstros também,asta que vem bowser e pega a peach Mario tenta defender, mas não consegue e bowser vai para dentro da tela.
    Mario, em seguida, encontra um cão que o leva a um tubo onde
    dá o reino do cogumelo

    ResponderExcluir
  12. legal, mas segundo a imagem... mario e luigi tinham bigode quando eram bebes!?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem