Saiba mais sobre Shigeru Miyamoto!

Baseado numa pergunta enviada pelo leitor "L" em nossa Central de Dúvidas, o Reino do Cogumelo prepara um arquivo de informações sobre Shigeru Miyamoto, o criador.
"E se, numa rua lotada, você olhar pra cima e ver que alguma coisa aparece, que não devia, dado a tudo o que nós sabemos, estar ali. Você pode balançar a cabeça e dispersar aquilo, ou aceitar o fato de que há muito mais coisas no mundo do que nós pensamos. Talvez realmente haja uma porta que dará em um outro lugar. Se você escolher entrar... você pode encontrar coisas inesperadas." - Shigeru Miyamoto
Shigeru Miyamoto, nascido em 16 de novembro de 1952, é o cara que inventou as séries Mario, The Legend of Zelda, Star Fox, Pikmin e F-Zero. Ele anda com sua bike diariamente, ou caminha com sua esposa, a qual ele conheceu no trabalho (ela era uma administradora geral de sua ocupação atual). Ele se juntou à indústria como um designer de arte de personagens em 1977, e trabalhou em muitos jogos famosos do Mario, e na versão japonesa de Super Mario Bros. 2, Doki Doki Panic.

Em sua infância, ele foi criado na pequena cidade rural de Sonobe, Japão, que fica perto de seu lar atual em Kyoto, que fica a dez quarteirões da matriz da Nintendo. Sua casa não tinha televisão, então ele gastaria uma grande quantidade de seu tempo explorando a paisagem circundante. Uma vez, ele descobriu uma grande série de cavernas. Ele voltou com uma lanterna e passou o verão todo explorando.

Miyamoto queria fazer coisas que impressionariam o mundo. Ele considerou se tornar um ventríloquo, um pintor, e mais tarde fez brinquedos. Decidindo estudar design industrial no Colégio de Artes Industriais Kanazawa Munici em 1970, ele só comparecia às aulas num meio-período, então demorou cinco anos pra se graduar. Mitamoto tinha 24 anos e cabelo comprido quando seu pai contatou um velho amigo de uma companhia de brinquedos, chamado Hiroshi Yamauchi. O nome da companhia era Nintendo. Yamauchi requeriu alguns designs de brinquedos, sendo respondido por Miyamoto com um pacote de ideias geniais e um portfólio incrível. Miyamoto se tornou o primeiro artista de equipe da Nintendo, em 1977.

Três anos mais tarde, em 1980, a Nintendo of America pretendia lançar um hit pra se estabelecer no mercado de arcades. Eles ordenaram um grande número de máquinas de fliperamas de um jogo chamado Radar Scope, mas quando as máquinas chegaram, o interesse no jogo foi pro saco. A Nintendo precisava de um jogo para o qual as máquinas poderiam ser convertidas facilmente. Yamauchi chamou Miyamoto em seu escritório, visto que era o único membro disponível da equipe na hora. Miyamoto foi questionado sobre sua sabedoria a respeito desse novo, maluco conceito. Miyamoto clamou ter se apaixonado por video games no colégio; após algumas licenças, Donkey Kong foi criado.

Com o sucesso de Donkey Kong, deram a Miyamoto uma própria equipe: a R&D 4, conhecida posteriormente como Nintendo EAD. Esse grupo de intrépidos criadores seriam os responsáveis pela existência de alguns dos jogos mais memoráveis da Nintendo, incluindo Mario.

Apesar de ser uma figura influencial nos video games e responsável por franquias multimilionárias, dizem que o querido Miyamoto é muito humilde, insistindo em se confortar com um investimento mediano.

Premiações e Honras
• O primeiro a ser introduzido no Hall da Fama da Academia de Artes Interativas e Ciências (Academy of Interactive Arts and Sciences Hall of Fame).
• Uma estrela no Walk of Game.
• A Ordem Francesa de Artes e Literatura (French Order of Arts and Literature).
• Homenageado no "60 Anos de Heróis Asiáticos" da Time Asia ("60 Years of Asian Heroes").
• Prêmio de Realização de Vida da GDC ("Lifetime Achievement Award").
• Assunto de um episódio de Icons.

Curiosidades Miyamóticas
• Miyamoto é ambidestro. Ele favorita sua mão esquerda e gosta de fazer personagens canhotos. Por exemplo, Bowser Jr. e Link são canhotos. Sabia disso?
• Miyamoto pode tocar violão e banjo.
• Ele estrelou num sketch da Mega 64 sobre New Super Mario Bros.
• Quando estava no Ensino Fundamental, ele queria estar envolvido em programas de fantoches, design de cenários e escrever histórias pra esse tipo de programa.

Respondendo à pergunta que originou a matéria, as referências a Miyamoto nos jogos incluem:
• A fase "Franctic Factory" de Donkey Kong 64, onde há uma parte da fase chamada "R&D", que pode ser uma referência aos R&D 4.
Mario vs. Donkey Kong, onde Mario já se referiu abertamente a Shigeru Miyamoto mencionando-o pelo nome.

Inspirações Geniais
Shigeru baseia muitas das ideias que tem para os jogos no folclore, livros, séries populares de TV e até mesmo de suas próprias experiências de quando era um guri. Por exemplo: as Warp Zones de Super Mario Bros. foram baseadas em Jornada nas Estrelas. Os Super Cogumelos (Super Mushrooms) vêm de Alice no País das Maravilhas. Os calabouços nos jogos Zelda foram inspirados pelos que sua família possuía em Sonebe, com portas deslizantes e design estilo labirinto. Sua memória do sótão de seus pais, o qual ele usava frequentemente como um refúgio, o inspirou a criar muitos dos lugares seguros dos jogos do Mario. Seus jogos encorajam o jogador a explorar e tentar encontrar novoas áreas secretas lhes dando recompensas quando encontram uma delas. Se há uma coisa na qual os jogos Mario e Zelda são famoso, é à indução à caçar segredos!

Há muita coisa a ser aprendida por esse cara. Independente de condições sociais, seja humilde sempre. Não importa a realidade, não importa o que a humanidade pensa ser real, apenas deixe sua criatividade fluir e caia de cabeça num mundo imaginário, porque talvez aquilo seja a realidade. Reflita toda vez que vir uma frase de Shigeru Miyamoto na sessão de frases aleatórias abaixo do cabeçalho, porque esse cara é a maior referência positiva que temos a te oferecer. Obrigado, Shigeru, por ter criado o nosso mundo.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

11 Comentários

  1. Ótima reportagem viu? ;)
    Ah, sabia que os pais do Miyamoto eram professores de ingles? O_o

    Huahuahuahua XD

    Poderia postar mais dessas reportagens do Miyamoto *-*

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, Jardim!
    Hmm, Bowser Jr. canhoto?

    Puts, eu iria morrer e não ia descobrir isso.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que Bowser Jr. era canhoto...XD

    Ótimo post,Jardim!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, gente!
    Vocês são a razão de eu fazer esses artigos!

    ResponderExcluir
  5. O Link eu sabia que era canhoto... Mas o Bowser Jr??? Nem sabia. xD
    Muito boa reportagem! Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Excelente ^^

    Olha, eu não sou um cara que cultiva ídolos. Eu gosto de muitas coisas e venero poucas, como o led Zeppelin, que é uma das coisas que eu mais gosto na vida. Mas mesmo sobre essa banda que eu sou fã ardoroso, posso dizer que não me faria falta alguma na vida se eu perdesse a chance de estar cara a cara com seus integrantes: para mim basta as músicas.

    Agora esse japa... pqp esse japa é um cara que se eu tivesse a oportunidade de ver cara a cara, eu faria uma reverência de joelhos pelo que ele representou para minha infãncia e pelo que eu sou agora. Eu não seria um adorador de jogos antigos se não fosse ele, ou melhor, se não fosse ele eu não seria nem jogador de video games.

    "Não importa a realidade, não importa o que a humanidade pensa ser real, apenas deixe sua criatividade fluir e caia de cabeça num mundo imaginário, porque talvez aquilo seja a realidade."

    ELE É O CARA

    ResponderExcluir
  7. Excelente materia Jardim!!!
    Tambem ambi-destro,como o Shigeru,mas,obrigado pela excelente materia,continue assim!

    ResponderExcluir
  8. Ah,e obrigado pelas atualizaçoes,ficaram otimas!!!!
    Os Stickers tambem!
    Ah,e a prosito...
    Queria lhe pedir uma coisa...
    Queria postar materias aqui no Reino do Cogumelo,se me autorizar como "ajudante" no site,escreva um e-mail para: gtr_gui@hotmail.com !

    ResponderExcluir
  9. eu nem sabia q o pivete do bowser jr. soubesse escrever...

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei a postagem Eduardo,e não sabia que as inspirações de Miyamoto vinham de coisas da infancia

    ResponderExcluir
  11. eu sou canhoto assim como o bowser jr. ahsuahsuhaushauh XD

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem