Tudo que sabemos sobre o 3DS

O 3DS é o tão aclamado novo portátil da Nintendo. Com a promessa de revolucionar o mercado de games tendo a habilidade de exibir imagens em 3D, sem a necessidade do uso de óculos especiais. Mas não é só isso. Além dessa (incrível) novidade - afinal, é a primeira vez que um portátil pode exibir imagens em três dimensões -, o portátil tridimensional tem várias outras que deixaram todas as pessoas que acompanham o mundo gamer ansiosas por seu lançamento, para poder colocar as mãos na maravilha tecnológica. Então, vamos conferir tudo que já foi revelado até agora sobre o Nintendo 3DS?
Como vocês já sabem - pelo menos eu espero - o 3DS é o novo portátil da Big N. Revelado em março do ano passado e anunciado oficialmente pela Nintendo na edição de 2010 da E3, a grande expectativa gerada em torno do portátil tem nome: efeito 3D - sem a necessidade do uso de óculos especiais. Desde sua revelação, era de conhecimento popular que o principal atrativo do aparelho seria a capacidade de exibir imagens em 3D. Após seu anúncio em março, começaram a surgir rumores e especulações de qual seria a tecnologia usada no portátil, já que, sem nenhuma tecnologia por trás das telas, seria impossível que os olhos vissem o efeito 3D "despidos". O Reino do Cogumelo preparou três matérias especiais para desvendar o "mistério por trás das telas do 3DS". Confira:
No embalo dos mistérios do aparelho, vários rumores começaram a surgir sobre o que seria revelado sobre o portátil na E3. Além da vasta gama de jogos, cuja falarei sobre daqui a pouco, as novidades que até hoje chamam atenção foram reveladas, como o Street Pass, que consiste em deixar o 3DS no Sleep Mode (ligado e fechado) para que, ao encontrar outro 3DS no mesmo modo, o aparelho troque informações de jogos e Miis (pois é, eles retornaram no portátil. Você pode conferir mais informações abaixo). Também foi revelado na conferência da Big N o Spot Pass, que faz com que, uma vez no Sleep Mode, o portátil busque por informações, demos de jogos e várias outras coisas na Internet. Fora que as primeiras imagens oficiais do aparelho foram mostradas na E3, nos mostrando o analógico, o botão Home, o regulador de intensidade do 3D, o wireless switch, as câmeras, enfim, as beldades externas do portátil foram mostradas.


Ainda em termos de Internet - porém, mais avançados cronologicamente - na conferência que a gigante de Kioto fez no dia 29 de setembro, ainda mais detalhes foram revelados sobre o 3DS. Mas, na minha opinião, nada supera a notícia de que o aparelho terá uma espécie de Virtual Console, onde será possível baixar jogos de Game Boy e Game Boy Color - a empresa ainda discute a possibilidade de incluir jogos de Game Boy Advance no aplicativo. Os únicos anunciados até agora foram Super Mario LandThe Legend of Zelda: Link's Awakening DX, mas podemos esperar muito mais da Nintendo. Além disso, ainda foram revelados na conferência o 3DSWare, um aplicativo semelhante ao Virtual Console, porém, com jogos de 3DS, as cores de lançamento do aparelho e o preço e data de lançamento no Japão - 25.000 ienes e 26 de fevereiro, respectivamente.


Voltando aos tempos da E3, na conferência da Nintendo nos foi revelado algumas novidades do portátil. Começarei falando das câmeras; o aparelho possui uma na parte interna e duas na parte externa, possibilitando fotos em 3D. Cada câmera possui 0.3 megapixel. O analógico do portátil se chamava Slide Pad até o último Iwata Asks, quando passou a se chamar Circle Pad. Além da notícia de que o 3DS teria um acelerômetro e um giroscópio embutidos. Também foi na conferência da Nintendo que ficamos sabendo que o portátil seria capaz de reproduzir filmes em 3D, graças à parceria da Big N com grandes empresas do ramo; Disney, Warner Bros. e Dream Works. Só não sabemos se os filmes serão vendidos em mídia física ou digital, e nem se o portátil terá suporte ao Netflix.


De novo na conferência do dia 29 de setembro, ficamos sabendo de uns aplicativos bem legais que envolvem a câmera do 3DS. O primeiro é o AR Game, ou seja, jogos de realidade aumentada. Usando a câmera do portátil, poderemos brincar com cartões que a Nintendo colocará na caixa do aparelho (6 no total), além dos outros que a empresa provavelmente lançará. Também vale citar que o retorno dos Miis no 3DS é em grande estilo: os avatares que antes eram exclusivos do Wii agora podem ser feitos usando a câmera do 3DS. Basta tirar a foto da pessoa desejada que, em poucos segundos, o 3DS fará um boneco virtualmente idêntico à pessoa "original". Outro aplicativo legal do 3DS - que não utiliza a câmera, porém - é o Activity Log, que transforma o portátil em uma espécie de pedômetro. Também ficamos sabendo dos componentes da caixa do 3DS, que são:
  • O console Nintendo 3DS
  • Suporte de carga
  • Adaptador AC (carregador)
  • Stylus exclusivas
  • Cartão de memória SD de 2GB
  • 6 AR Cards
  • Guia para iniciantes
  • Manual de instruções
  • Garantia

Ultimamente, os rumores sobre o portátil pipocaram. Além do rumor que diz que o 3DS terá os botões frontais iluminados, vários outros surgiram, como a provável inclusão do jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D na caixa, o rumor que diz que o 3DS terá a função rumble embutida e o boato que sugere que as fitas de jogos do 3DS poderão ter até 8GB. Porém, nenhum tipo de rumor foi tão marcante quanto os que falam sobre a data de lançamento e o preço do 3DS. Foi preciso até fazer uma lista, de tantos que foram! Confira:

E em termos de hardware? Processadores, chips gráficos, memória interna... Será que o 3DS também é poderoso nesses quesitos? Ao que parece, a resposta é sim. Você pode conferir as prováveis respostas nesse post, onde o Jardim fala de rumores sobre o assunto. As medidas do 3DS são de 134 x 74 x 21 mm, o peso é de 230 g. A tela superior tem 3.53 polegadas (8.9 cm), é wide screen com suporte 3D a olho nu e tem resolução de 800 x 240 px. A tela inferior tem 3.02 polegadas (7.6 cm), é touch screen sem suporte 3D e tem resolução de 320 x 240 px Mas o que mais chamou a atenção das pessoas no 3DS, depois do efeito 3D a olho nu foi a vasta gama de (bons) jogos. Títulos como Kid Icarus: Uprising, The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, Resident Evil: Revelations, Resident Evil: The Mercenaries 3D, Paper Mario, Mario Kart, Pilotwings Resort, Steel Diver, Ridge Racer, Super Monkey Ball, Dead or Alive: Dimensions, Samurai Chronicles, Super Street Fighter IV 3D Edition, Winning Eleven 3D Soccer, Professor Layton and the Mask of Miracle, Animal Crossing, Metal Gear Solid: Snake Eater 3D, nintendogs + cats, Professor Layton vs. Ace Attorney, Star Fox 64 3D e The Sims 3 já foram anunciados como a line up do portátil. Se jogos como esses já foram anunciados, imagina o que ainda vem por aí!



Além disso tudo, 3 vídeos demonstrando o aparelho chamaram a atenção do mundo gamer. O primeiro é o trailer do 3DS na E3 2010, onde Iwata, Miyamoto e Reggie entram no aparelho. O segundo é outro trailer divulgado no dia 29 de setembro, que mostra algumas das funcionalidades do portátil. O terceiro retrata os jogos anunciados até o dia 29 de setembro para o 3DS. Você pode conferí-los abaixo:






Bem, pessoal, é isso. Nós vamos ficar sabendo de mais notícias e novidades do 3DS amanhã, quando se inicia o Nintendo World 2011! Além desse dia, podemos esperar novidades sobre o aparelho no dia 19 de janeiro, dia em que a Big N fará duas conferências sobre o 3DS; uma em Nova Iorque (EUA) e outra em Amsterdã (Holanda). Espero que vocês tenham gostado do "dossiê 3DS"!
Bernardo Schmitberger

Torcedor apaixonado do Cruzeiro Esporte Clube, fã da Nintendo e amante de blink-182.

14 Comentários

  1. E viva o 3DS, sendo um épico console! Foooooooorm! No site www.nintendoworld2011.com terá a apresentação do evento Nintendo World, no Japão, ao vivo e amanhã! Não deixe de conferir.

    ResponderExcluir
  2. "Dossiê 3DS" XD
    Eu disse em um post anterior e vou dizer de novo (1)não tem adjetivos para esse console (2)Quero assistir "Super Mario Bros." em 3D

    ResponderExcluir
  3. Bruno Hnrq, teria que regravar o filme em outro ângulo pra fazer ele 3D D:
    eu tava querendo guardar dinheiro pro 3ds, mas no fim eu desisti .-.
    (eu queria o vermelho q)

    ResponderExcluir
  4. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaato inpresionado masi nao esse aveto todo ja ta vicando chato se vor asim demorarei masi 1 ano ate eu cpompra ele atela 20120 chega aterra acaba porcausa do 3ds

    ResponderExcluir
  5. querro imaginar como vai ver o pokemon
    o star fox estar inclivel eu estava jogando ele no meu nintendo 64 e vexo uma divernsa incrivel de gravicos

    ResponderExcluir
  6. @Form claro uma matelha desse quem nao iria gostar

    ResponderExcluir
  7. matelha, HUEHEHEH
    @Form é mais ou menos uma retrospectiva 2010 do 3ds, ficou boa q

    ResponderExcluir
  8. @Kenji ¬¬ ele nao escrevel nao postol intao e uma matelha

    ResponderExcluir
  9. É que você escrveu errado, Mateus XDX LOL
    O certo seria matéria, não? x)

    ResponderExcluir
  10. Eu quero o Nintendo 3DS, eu queroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

    ResponderExcluir
  11. Não sei não, esse tal 3ds me PARECE um ds lite com uma pitada de exagero.Estou preocupado se o 3D vai ser bom realmente,como será que vai ser os gráficos.Ahhhh to morrendo de ansiedade,Nintendo não me decepcione.

    ResponderExcluir
  12. nossa se 3ds já é assim imaginem um 3ds XL !

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem