As Transformações do Mario

Matéria sugerida enviada por José Thiago em nossa Central de Dúvidas. Durante muitos anos, Mario tem lutado contra o mal - em diferentes formas, trajes e personificações. O macacão nem sempre esteve lá, e vez ou outra ele recebe pulos de sapo, jalecos ou ferrões de abelha. Do primeiro Mario Fogo até o tão adorado Mario Pinguim, você vai conferir exclusivamente todas as transformações que Mario já teve ao longo de sua comprida e brilhante carreira heróica. Essa matéria vai ser gigantesca. Confira!

Mario Sapo (Frog Mario, Super Mario Bros. 3) aparece quando Mario adquire um Traje de Sapo (Frog Suit) e faz com que Mario nade mais rápido do que o Mario regular. Controlar Mario sob a água pode ser mais fácil também, já que ele pode parar instantaneamente, em um ponto particular na água, e nadar em qualquer direção. No entanto, a habilidade de Mario Sapo de andar e correr é altamente diminuída. De fato, Mario só pode pular no chão como um sapo. Assim, a habilidade de pulo de Mario Sapo é maior do que a de Mario regular; ele pode, entretanto, correr de pé se carregar algum ítem.

Mario Pinguim (Penguin Mario, New Super Mario Bros. Wii) é uma forma que Mario adquite ao coletar um ítem misterioso. Nessa forma, Mario pode lançar Bolas de Gelo nos inimigos, congelando-os; isso não somente previne que eles te machuquem como também podem ser usados como plataformas. Mario Pinguim se torna um nadador ainda mais eficiente debaixo d'água, e pode deslizar no gelo, quebrando qualquer bloco com o qual colidir. Esse é meu traje favorito.

Mario Abelha (Bee Mario, Super Mario Galaxy). Após coletar um Cogumelo Abelha, que é primordialmente encontrado na Galáxia de HoneyHive. Quando Mario ganha esta forma seu chapéu muda para um capacete com antenas, seu macacão se torna amarelo com listras pretas e ele vai ganhar um ferrão e asas pequenas, que permitem que ele possa voar do modo que a abelha faz por um curto período de tempo (embora isso sacrifique todas as habilidades de pulo do Mario). O encanador abelhudo perde essa força sendo atingido ou tocando a água. Se Luigi se transformar em Luigi Abelha, suas cores serão totalmente o contrário de Mario Abelha. Bzzzzzz.

Mario Bomba (Bomb Mario, Super Mario Land 2: Six Golden Coins). Essa forma não aparece dentro do jogo, mas durante a tela de seleção. Se Mario, ao invés de usar os três canos pra continuar um progesso salvo, pular no bloco "Clear" à direita, ele vai se transformar em Mario Bomba. Quando ele seleciona um cano, os dados salvos serão deletados. Wario Bomba aparece em Wario Land: Super Mario Land 3 devido ao método idêntico de deletar arquivos.

Mario Boo (Boo Mario, Super Mario Galaxy). Como o nome indica, é a forma "Boo" do encanador. Nunca pensei que veria algo assim! Para se transformar em Mario Boo, ele deve coletar um Cogumelo Boo (visto pela primeira vez em Ghostly Galaxy, onde ele precisa resgatar Luigi). Com essa transformação, ele pode ficar invisível e intangível, atravessando paredes e atraindo outros Boos pra vários propósitos. Quando Luigi vê o Mario Boo, ele se caga de medo.

Mario Capa (Super Mario World) pode ser obtido pegando uma pena de um Bloco "?". Faz com que Mario voe pelas fases e ataque inimigos espinhosos girando. Se você segurar o botão A após pular com o Mario Capa, ele pode flutuar levemente pra baixo. Isso é útil ao atravessar sobre plataformas extensas de lava ou espinhos. Durante o vôo, Mario pode ganhar altura se o jogador dar um toque pra trás, ou o lado oposto ao vôo; se a mesma mecânica for usada inversamente, segurando para frente, Mario descerá rasante em direção ao solo como um meteoro devastador, derrotando os inimigos que estiverem na tela.

Dr. Mario Mario, Medicinæ Doctor, é o alter-ego físico de Mario, talvez o mais importante de todos eles. Trocando seu macacão de encanador por um jaleco de médico, Dr. Mario é uma força a ser reconhecida na comunidade médica. Junto à atenciosa Enfermeira Toadstool, dia e noite, Dr. Mario trabalha duro em seu laboratório (Hospital do Reino do Cogumelo) desenvolvendo curas pra novas viroses que têm surgido ao longo dos anos. O bom doutor desenvolveu Megavitaminas especiais pra destruir os vírus e curar doenças. Os trabalhos de Dr. Mario providenciaram benefícios de saúde às pessoas do Reino do Cogumelo, mas no entanto, uma cura o elude constantemente - a cura pro resfriado comum.

Mario Fogo e Luigi Fogo são as formas que os irmãos ganham após serem apoderados de uma Flor de Fogo. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros., e é uma das poucas formas que aparecem constantemente nos jogos posteriores até hoje. Wario também fez uso de uma Flor de Fogo pra se tornar Wario Fogo em uma última tentativa de derrotar Mario em Super Mario Land 2: Six Golden Coins. Estranhamente, as bolas de fogo produzidas por essas habilidades funcionam dentro da água! O que deixa tudo mais louco ainda.

Mario Voador (Flying Mario, Super Mario Galaxy) é a forma ganha em Gateway Galaxy, quando Mario retorna pra coletar 100 Moedas Roxas. Nesta forma, o chapéu e macacão de Mario se tornam pretos e os sapatos, vermelhos. Acontece sempre que Mario toca uma Estrela Vermelha. Nesta forma, girar durante o pulo faz com que o encanador voe, semelhante ao Chapéu Alado (Wing Cap) de Super Mario 64, exceto pelo jogador ter muito mais controle, e por Mario voar o tempo todo, sem precisar de impulso.

Mario Martelo (Hammer Mario, Super Mario Bros. 3) é a forma que Mario ou Luigi adquirem ao conseguirem o traje dos Hammer Brothers. Assim, Mario se veste como um Irmão Martelo (incluindo até um casco) e ganha a habilidade de chutar traseiros e esmagar bolas com seus martelos invencíveis, podendo destruir Thwomps, Boos e até mesmo Bowser. Mas, o Traje de Martelo não garante defesa alguma e pode ser perdido com o golpe mais simples.

Mario Gelo (Ice Mario, Super Mario Galaxy). Assim que adquire uma Flor de Gelo, encontrada em Freezeflame Galaxy, qualquer água ou lava que tocar congelarão sólidos na forma de uma plataforma hexagonal (que derrete após um curto período de tempo se desocupada). Assim, Mario anda ou patina em vastas distâncias de água ou lava com facilidade e segurança. Congelar cachoeiras e quedas d'água permite que ele alcance áreas altas. Mas lembre-se que é um power-up com um tempo-limite, e você pode entrar numa fria se ele acabar na hora errada...

Mario Invencível é a forma que Mario assume após usar uma Estrela em muitos jogos. Neste estado, que dura apenas alguns segundos, ele é resistente a qualquer inimigo. Além do mais, ele pode arregaçar qualquer inimigo simplesmente tocando neles. Wario também pode se tornar invencível em Wario Land: Super Mario Land 3, da mesma forma que Mario.

Mega Mario (New Super Mario Bros.) é a forma gigantesca e devastadora que Mario assume adquirindo um Mega Cogumelo em muitos jogos. Ele pode esmagar qualquer coisa em seu caminho, e eu digo, qualquer coisa, incluindo as bandeiras finais... Não somente em New Super Mario Bros., a forma Mega apareceu nas séries Paper Mario, Mario Kart, Mario Baseball, Mario Party, Super Smash Bros. e em Super Mario 64 DS, às vezes adquirida de modos diferentes.

Metal Mario (Super Mario 64) é uma forma do escambau que faz com que Mario se cubra numa camada metálica que o transforma numa máquina assassina estilo Exterminador do Futuro, forte, virtualmente invencível (sendo machucado somente por longas quedas). Essa forma é adquirida através do Chapéu de Metal (Metal Cap) de Blocos ! ou Caixas de Metal. A música dele em Super Mario 64 também é de arregaçar, devo dizer.

Mini Mario (New Super Mario Bros., não confundir com os brinquedos da série Mario Vs. Donkey Kong que carregam o mesmo nome). Mini Mario é o nome dado à forma minúscula de Mario e Luigi que permitia com que eles pulassem mais alto, andassem sobre as águas e conseguissem alcançar caminhos estreitos para canos estreitos. O problema desse power-up é que, se Mario for atingido por algum inimigo, ao invés de reverter ao Mario regular, ele perde uma vida.

Mario Avião (Plane Mario, Paper Mario: The Thousand-Year Door) é uma das formas mais extravagantes do jogo, e é garantida através de uma maldição de um dos Demônios do Baú Negro. Pra que seja transformado, é preciso pressionar o botão "Y" do controle do GameCube no topo de um Painel de Avião (o primeiro deles é encontrado nos esgotos de Rogueport, mas existem muitos outros). Assim, Mario pode voar diagonalmente pra baixo, e pode ser erguido inclinando o controle na direção oposta à descida de Mario. Voando dessa maneira, apesar de tudo, vai resultar em redução de velocidade, às vezes chegando ao extremo de fazer Mario Avião cair direto ao chão. Se necessário, o jogador pode terminar o passeio de avião pressionando "B", fazendo com que Mario Avião se transforme no Mario padrão novamente.

Mario Hélice (Propeller Mario, New Super Mario Bros. Wii) é uma das mais novas transformações do encanador e sua turma (junto ao Pinguim Mario). Como frisa o nome, essa forma é usada pra que o jogador flutue no ar, girando como uma hélice, flutuando levemente em direção ao solo. Um jogador pode agarrar em outro que estiver com o Traje de Hélice (Propeller Suit) sacodindo o Wii Remote. O uniforme traz consigo um grande capacete com o emblema do jogador estampado nas laterais.

Mario Coelho (Rabbit Mario, Super Mario Land 2: Six Golden Coins) acontece quando Mario toca numa cenoura. Ele ganha orelhas de coelho saindo de seu chapéu, e quando estiver no ar, ele pode reduzir sua queda vagarosamente (pressionando A) e atravessar vãos e armadilhas extensos.

Mario Guaxinim (Raccoon Mario, Super Mario Bros. 3) é uma das formas mais clássicas e queridas adquiridas através do contato com a Super Folha (Super Leaf). Nesta forma, Mario pode flutuar para baixo vagarosamente (semelhante ao Mario Coelho) usando sua cauda. Ele pode voar alto se ganhar velocidade, mas por um curto período de tempo. The Adventures of Super Mario Bros. 3, o desenho animado conhecido simplesmente como Super Mario Bros. no Brasil, se refere ao traje como Gambá ao invés de guaxinim, o que provavelmente é errôneo.

Mario Arco-ìris (Rainbow Mario, Super Mario Galaxy) é a forma que Mario adquire ao encontrar uma Estrela de Arco-Íris (Rainbow Star). Assim como quando Mario obtém uma estrela, Mario Arco-Íris é invencível; entretanto, os efeitos da Estrela de Arco-Íris são mais longos e extensivos do que os da Estrela regular. Mario Arco-Íris corre mais rápido, deixa um rastro de luz por onde passa, pode atravessar certos objetos e é recompensado com Star Bits se ele não parar de se mover. A música do Mario Arco-Íris é um remix da música do Mario Alado de Super Mario 64, que por sua vez é um remix do tema de Superstar Mario de Super Mario World 2: Yoshi's Island, que é um remix do toque original de invencibilidade de Super Mario Bros. Ufa!

Mario Casco (Shell Mario, também conhecido como Koopa Mario, New Super Mario Bros.) é uma forma que Mario adquire ao tocar um Casco Azul. Permite que ele ganhe um controle de nado no estilo Traje de Sapo, e lhe dá a habilidade do Traje de Martelo de se desviar de ataques e inimigos quando ele se agacha, entrando no casco. Se ele se abaixar quando estiver correndo ele vai se esconder no casco e assim percorrer a fase, como um caso regular de Koopa Troopa. Mario Casco retorna em Mario & Luigi: Bowser's Inside Story - o Casco Azul é um ítem encontrado no Reino do Cogumelo. Esse power-up será apresentado por um grupo de Paratroopas Azuis.

Mario Pequeno e Super Mario
São as versões que alternam quando Mario pega um cogumelo e em seguida é atingido por um inimigo. Clique aqui pra ler mais sobre eles em uma nova aba.

Mario Mola (Spring Mario, Super Mario Galaxy) é a forma que pode ser posta em prática pela primeira vez em Toy Time Galaxy. Assim, ele pode pular mais alto, e não é mais capaz de correr. Ao invés disso, ele vai simplesmente saltar durante a fase; assim ele consegue alcançar ítens escondidos no ar e também a subir declives muito íngremes.

Mario Superball (Super Mario Land). Ao tocar uma Flor nesse jogo, Mario não ganha nenhuma transformação visual ou até mesmo na arte oficial (vista acima). Mario Superball ganha a habilidade de lançar... bom, Superballs nos inimigos, ou usá-las pra coletar moedas. Isso lembra superficialmente o Mario Fogo lançando Bolas de Fogo, mas as Superballs não vão quicar no chão, e sim, voar numa direção fixa até atingirem outra superfície e quicar em uma direção diferente e relativa. Somente uma Superball pode estar na tela de cada vez, e o Jogador só pode fazer com que Mario lance outra se a que estiver ativa na tela tocar Mario, sair da tela ou for destruída.

Superstar Mario (também conhecido como Superstar Baby Mario) é a forma que Baby Mario obtém ao entrar em contato com uma Super Estrela (Super Star) em Super Mario World 2: Yoshi's Island e Yoshi's Island DS. Baby Mario ganhará uma Capa, e Yoshi vai se transformar num grande Ovo de Yoshi. Superstar Mario pode andar pelas paredes e usar sua capa pra deslizar vagarosamente pra baixo. Superstar Mario foi provavelmente inspirado em Mario Capa, de Super Mario World.

Mario Tanooki (Super Mario Bros. 3) é obtido com um Traje Tanooki. Quando está nessa forma, Mario se parecerá inteiramente com um Guaxinim, ou um Tanooki (uma lenda japonesa... clique aqui pra ler mais sobre isso numa nova janela). Mario Tanooki pode se transformar numa estátua se o jogador pressionar B e pra baixo ao mesmo tempo, e vôo temporário. É uma versão melhorada de Mario Guaxinim. Quando Mario Tanooki se transforma numa estátua, ele não pode ser ferido e se usar essa habilidade no ar, ele pode atacar caindo no chão como se fosse um Thwomp. O único empecilho é que Mario não pode se mover como estátua, mas isso é plenamente óbvio.

Mario Desaparecido (Vanish Mario, Super Mario 64). Mario pode se transformar em Vanish Mario através de um Chapéu de Desaparecimento, encontrado dentro de Blocos "!" Azuis, que são ativados pressionando o botão "!" na área secreta Vanish Cap Under the Moat. Assim, Mario fica invisível aos inimigos (e transparente aos jogadores) e pode passar por eles e ser completamente ignorado e livre de ameaças. Também, ele pode atravessar jaulas, gelo e certas paredes, o que indica que também pode ficar intangível. Ainda assim, ele pode ser derrotado se afogando na água ou sendo esmagado.

Mario Alado (Wing Mario, Super Mario 64) acontece quando Mario veste uma Wing Cap, ou um Chapéu Alado, ganhando a habilidade de voar até que o tempo-limite expire. Pra que possa voar, Mario deve dar um pulo triplo ou ser atirado de um canhão. No ar, Mario deve subir e descer constantemente pra manter vôo. Ele também pode usar as asas pra reduzir sua queda após um pulo, evitando assim danos resultantes de uma aterrissagem forte. Como mencionado em Mario Arco-Íris (cuja música-tema é um remix do tema de Wing Mario), o tema do Wing Mario é um remix do tema de Superstar Mario de Super Mario World 2: Yoshi's Island, que é um remixe do toque original de invencibilidade de Super Mario Bros.

E apenas por enquanto, essas são todas as transformações pelas quais Mario já passou ao longo de sua brilhante carreira. Muito mais delas virão por aí nos anos seguintes, como prova definitiva de que algumas mudanças vêm para bem.

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

20 Comentários

  1. Adorei a matéria! Parabens!
    Só senti falta do poder de Super paper Mario de mudar de 2D para 3D.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a matéria.
    Sei lá, não tenho muito o que falar, mas conheci alguns Power Ups novos. \o

    ResponderExcluir
  3. Desculpem por eu colocar isso aqui, mas não achei um local melhor.

    Tenho uma sugestão. O que vocês acham de elaborarem uma enquete perguntando qual o personagem favorito dos visitantes? Então, se possível, vocês faziam uma matéria contendo toda a informação existente sobre tal personagem.

    ResponderExcluir
  4. a transformação mais legal na minha opinião e a de boo mario.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post...Me lembrei do bom e velho Power-Up Frog Suit,meu Power-Up favorito sempre foi o Fire-Flower...

    ResponderExcluir
  6. Meus favoritos são o Mario Tanooki, Mario Casco, Hammer Mario e Mario Abelha.

    ResponderExcluir
  7. valeu blog reino do cogumelo! matei as curiosidades sobre as tranformaçoes do mario...

    ResponderExcluir
  8. eu gostei muito da reportagem mas teve uma coisa erada,na parte do mario martelo diz que ele não tem defesa alguma mas se voce segurar o para baixo ele entra no casco e fica protegido contra o fogo da piranha plant e dos inimigos, eu joguei e fiz essa esperiencia.

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma dúvida.O Sapato do Goomba vale?

    ResponderExcluir
  10. Sério. Eu queria ter o Mario como namorado. \parei

    ResponderExcluir
  11. melhor materia q eu vi apesar ta fantando 2 eu acho!

    ResponderExcluir
  12. Comentario pessoal: Eu e meu amigo chamamos o mini mario de mario pulguinha, pois quando ele pula, ele faz aqueles barulhos de pulga pulando de desenho animado xD

    ResponderExcluir
  13. Muito show!!! Matéria muito completa e bem escrita. Esse Mario, com tantas formas, é praticamente um deus!

    Mas sempre gostei do Tanooki, hehehhe!


    Visitem o meu blog!

    Nerd Samurai
    http://nerdsamurai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. É Melhor colocar os itens de Super Mario Galaxy 2 Como Cloud Mario e Rock Mario Aí..

    ResponderExcluir
  15. vc esqueceu do mario balão (super mario world) ou sei lá com é q é o nome dele qdo ele pega o p-baloon em SMW! de qual quer jeito falta uns 3 aí!

    ResponderExcluir
  16. Faltam 4:Cloud Mario, Rock Mario, Mario balão e o sapato do goomba!

    ResponderExcluir
  17. se consideraram o bomb mario,devia ter o mario com o sapato goomba

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem